Logo R7.com
RecordPlus

Análise: Brasil precisa fazer diferente com as terras raras do que fez com outras mercadorias

Apesar de um crescimento de 2,5% em 2025, economista destaca pontos de atenção que precisam ser mudados

Economia|Do R7, com RECORD NEWS

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A economia brasileira cresceu 2,5% em 2025, apesar de um recuo de 0,2% em dezembro.
  • O índice de atividade econômica teve alta de 0,4% em comparação com os três meses anteriores.
  • O economista Roberto Troster aponta a necessidade de ajustes e reformas para um crescimento mais robusto.
  • Troster destaca a importância de investir na industrialização de terras raras para evitar erros cometidos com outras mercadorias.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

A economia registrou um crescimento de 2,5% em 2025, apesar de apresentar recuo de 0,2% em dezembro, em comparação ao mês anterior. Durante o trimestre encerrado em no último mês do ano, o índice de atividade econômica teve alta de 0,4% na comparação com os três meses anteriores.

O indicador, divulgado nesta quinta-feira (19) pelo Banco Central, é conhecido por antecipar o resultado do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma de todos os bens e produtos finais produzidos no país. Esse índice incorpora informações sobre o nível de atividade de setores da economia, com indústria, comércio e serviços e agropecuária, como também o volume de impostos.


Indústria com diversos materiais de ferro e sacos de produtos espalhados e uma pessoa com máscara preta e camiseta branca ao fundo
Economista aponta que período de 12 meses é o mais recomendado para análises de resultados Reprodução/Record News

Para o economista Roberto Troster, o melhor método para medição desses valores seria na comparação a cada 12 meses, devido a diversos fatores que podem interferir nos resultados em períodos mais curtos, como datas festivas e meses menores.

Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (19), ele cita o índice de 13,1% em 12 meses registrado no setor agropecuário, além dos 2,1% dos serviços e 1,5% na indústria, que mostram um panorama de como a economia se comportou. No entanto, apesar do crescimento, ele pontua haver pontos de preocupação e que necessitam de ajustes.


“Nós estamos crescendo, temos um setor dinâmico muito bom, que está indo bem, mas temos que crescer mais. Eu acho que nesse caso parte da culpa está na política monetária, acho que o Banco Central já devia ter baixado a taxa de julho em dezembro, está exagerando, uma série de reformas não está sendo feita”, comenta.

Troster também menciona a necessidade de o país se aprimorar em setores que não são recebem tantos investimentos, como na área da saúde com vacinas, e tecnologia, como na industrialização de terras raras: “O Brasil tem que focar agora, vamos industrializar as terras raras, vamos fazer diferente do que a gente fez com outras mercadorias”.

Search Box

Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.