Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após dois meses de alta, confiança empresarial cai em abril

Ligeira queda de 0,3 ponto do otimismo empresarial foi determinada pela piora das expectativas, afirma FGV

Economia|Do R7

Confiança empresarial figura aos 91,1 pontos
Confiança empresarial figura aos 91,1 pontos

O ICE (Índice de Confiança Empresarial) interrompeu a sequência de duas altas mensais consecutivas e caiu 0,3 ponto em abril, para 91,1 pontos, mostram informações divulgadas nesta terça-feira (2) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Aloisio Campelo Jr., superintendente de Estatísticas do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), avalia que a queda do otimismo reflete o quadro de desaceleração gradual do nível de atividade dos setores mais cíclicos da economia.

Ele explica que a tendência que manteve o indicador em patamar ainda abaixo dos 100 pontos vem sendo compensada neste início de ano pelo excelente desempenho do agronegócio.

"Com este resultado, o indicador que reflete as expectativas voltou a ficar abaixo do indicador de situação atual, uma combinação que justifica uma interpretação desfavorável para os resultados das sondagens empresariais em abril”, afirma Campelo.


A ligeira queda da confiança empresarial em abril foi determinada pelo recuo de 1,6 ponto do IE-E (Índice de Expectativas), para 91,4 pontos, enquanto o ISA-E (Índice da Situação Atual Empresarial) caminhou em sentido contrário e subiu 1,3 ponto, para 92,2 pontos, ajudando a evitar uma queda maior da confiança empresarial.

Entre os grandes setores, houve alta da confiança em serviços e na construção, enquanto a confiança industrial ficou estável e a do comércio recuou em abril.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.