Economia Aposentado de 102 anos fará curso de qualificação profissional no ES

Aposentado de 102 anos fará curso de qualificação profissional no ES

Pedro Francisco de Souza se inscreveu nas aulas de montador de computadores do Senai, que tem ofertas em todos os estados

  • Economia | Do R7

O aposentado Pedro Francisco de Souza: 'O mundo está moderno e eu quero fazer parte dele'

O aposentado Pedro Francisco de Souza: 'O mundo está moderno e eu quero fazer parte dele'

Senai/Divulgação

Enquanto realiza o sonho de frequentar o ensino básico (fundamental e médio) cursando as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Vitória (ES), o aposentado Pedro Francisco de Souza, de 102 anos, se prepara para um novo desafio: quer aprender um novo ofício. Para isso, acaba de se inscrever no curso de qualificação profissional em montador e reparador de computadores do Senai (Serviço Nacional da Indústria).

O curso escolhido por Souza tem carga horária de 160 horas e duração de 2 meses. "O mundo está moderno e eu quero fazer parte dele. Decidi escolher aquilo que eu acho que vou ter mais para aprender: o curso de computador”, disse.

Veja também: Especialista explica o que é qualificação no mercado de trabalho

O filho do aposentado, André de Souza, 46 anos, que compartilha com o pai as aulas no EJA do Sesi (Serviço Social da Indústria) do Espírito Santo, também ganhou uma vaga no curso do Senai. “Sempre pensei em fazer um curso profissionalizante, mas nunca tive oportunidade por causa do trabalho e das dificuldades. Agradeço a oportunidade que o Senai está nos dando”, afirmou André.

O curso foi oferecido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), por meio do Senai. “Sabemos que alguns adultos tiveram que deixar a escola quando crianças e não conseguiram concluir nem a educação básica. Estou muito feliz por conhecer o Sr. Pedro e ver o quanto se dedica para realizar esse sonho que é estudar. Vejo nele exemplo de determinação para muita gente mais jovem”, disse a presidente do Findes, Cris Samorini.

Estudante mais velho

O aposentado é o estudante mais velho da rede de ensino da capital capixaba. Ele cursa o primeiro segmento da EJA, que corresponde aos anos iniciais do ensino fundamental. Nascido em 1918 em Catu, na Bahia, criou 14 filhos trabalhando com barro e fazendo telhas e pisos. 

As oportunidades oferecidas pelo Senai podem ajudar qualquer pessoa a turbinar o currículo para conquistar uma vaga no mercado de trabalho. 
Há cursos gratuitos e pagos em todos os estados brasileiros, nas modalidades a distância, semipresencial (com 80% da carga horária a distância e 20% de forma presencial) e presencial. Para ter mais informações, basta acessar a plataforma mundosenai.com.br.

Últimas