Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Aposentadoria por tempo de contribuição será automática

INSS vai facilitar a concessão do benefício a partir da segunda quinzena de fevereiro. Cerca de 200 mil segurados vão ficar livres das filas nos postos

Economia|Paulo Lima, do R7

INSS vai facilitar concessão de aposentadoria
INSS vai facilitar concessão de aposentadoria

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai conceder de forma automática, a partir da segunda quinzena fevereiro, a aposentadoria por tempo de contribuição.

A estimativa é de que cerca de 200 mil segurados tenham o direito de se aposentar automaticamente, sem precisar encarar a burocracia dos postos de atendimento.

Desse total, cinco mil segurados que estão com os dados corretos no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e atingiram todos os critérios para obter a aposentadoria por tempo de contribuição (35 anos para homens, e 30 para mulheres) serão notificados.

Temer fica sem aposentadoria por não fazer 'prova de vida'


O INSS vai disponibilizar na internet todas as informações relacionadas ao benefício, sem que o segurado precise agendar horário em uma agência do órgão.

Reforma dispara aposentadoria por tempo de contribuição


No Portal meu.inss.gov.br, o segurado poderá conferir o tempo de contribuição, a média salarial calculada e o valor do benefício, para decidir se aceita ou não a aposentadoria. Informações também pode ser obtidas pelo telefone 135.

Em 2017, o INSS decidiu facilitar a concessão da aposentadoria por idade (65 anos para homem ou 60 anos, se mulher), para quem tinha direito ao benefício. Neste ano, 196 mil segurados serão notificados e poderão receber automaticamente o benefício por idade.

Brasileiro terá que trabalhar 40 anos para ter teto da aposentadoria

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.