Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Aumenta o uso de Pix para pagar dívidas, e volume de boletos cai

Número de acordos fechados pela modalidade de pagamento instantânea cresceu 40% em março, segundo levantamento

Economia|Do R7

O BC tenta apertar o cerco contra as contas laranjas
O BC tenta apertar o cerco contra as contas laranjas

O uso do Pix para pagamento de dívidas aumentou 40% em março. Segundo levantamento da plataforma de renegociação de dívidas Serasa Limpa Nome, a modalidade de pagamento instantânea já representa 20% do total de negociações, ocupando espaço dos tradicionais boletos bancários. 

Em março também o Pix bateu o recorde mensal de transações em geral, ultrapassando a marca de 3 bilhões de operações. Segundo o Banco Central, foram 3,003 bilhões de transações no terceiro mês deste ano. O recorde anterior era de dezembro de 2022, de 2,873 bilhões de operações.

Em volume financeiro, o Pix movimentou R$ 1,2 trilhão no mês passado, também o maior valor mensal desde a criação da ferramenta.

Desde que o Pix foi integrado ao sistema de pagamento de dívidas, em março de 2022, o volume de acordos negociados por essa forma, segundo a Serasa, já soma mais de 3,3 milhões, facilitando a vida de mais de 2,4 milhões de brasileiros.


“O Pix está possibilitando que os brasileiros tenham seu nome limpo na hora e permitindo novamente o acesso ao crédito, o que representa um respiro na saúde financeira”, diz Aline Maciel, gerente da plataforma Serasa Limpa Nome.

Em novembro do ano passado, quando a Serasa realizou um Feirão Limpa Nome, o volume de Pix representava 6% do total de acordos. Em dezembro o número subiu para 18%. Março registrou um crescimento de 40% nos acordos fechados por Pix em relação ao mês anterior.


“O crescimento expressivo não apenas confirma a preferência dos brasileiros pelo Pix como mostrar a urgência pelo acesso ao crédito no país”, explica Aline.

Ao fazer o pagamento dos acordos por Pix, os consumidores têm a baixa da negativação instantânea. “Com as dívidas quitadas, é possível solicitar o ‘Extrato Serasa’, comprovando que não têm mais débitos pendentes no cadastro da empresa”, reforça Aline Maciel. 


Feirão Limpa Nome

Em março, na edição extraordinária do Feirão Serasa Limpa Nome, a média de acordos fechados por dia com pagamento por Pix aumentou 67% em relação à média diária da edição de novembro de 2022 do Feirão. Ao todo, foram 888.325 acordos pagos por Pix nesta última edição. 

Com descontos que chegaram a 99% e ofertas disponíveis de mais de 500 empresas, com recorde de participação, o Feirão Serasa Limpa Nome de março concedeu R$ 13,1 bilhões em descontos em 4.4 milhões de acordos fechados, beneficiando mais de 2.6 milhões de brasileiros.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.