Aumenta proporção de idosos e aposentados que empreendem
Pesquisa do Sebrae mostra que a falta de empregos e a crise econômica estão entre os motivos para voltar à ativa
Economia|Agência Brasil

A necessidade de buscar novas fontes de renda, associada à escassez de empregos, tem levado aposentados a voltar à ativa, via empreendedorismo, para ajudar no sustento da família. É o que revela uma pesquisa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), baseada em dados do relatório GEM (Global Entrepreneurship Monitor), do IBQP (Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade).
Segundo o levantamento, de 2018 a 2021 houve “praticamente uma inversão” no quadro “oportunidade e necessidade” entre os empreendedores seniores.
Leia também
Em 2021, 60% dos empreendedores seniores que abriram um negócio alegaram necessidade financeira. Em 2018, no entanto, a situação era a oposta: “O empreendedorismo por oportunidade galgava espaço na camada mais velha dos entrevistados, registrando um aumento de 15,3% em comparação a 2017”, destaca o Sebrae.
“No ano passado, para além dos empreendedores acima de 55 anos, à medida que a idade dos empreendedores brasileiros avançava, a motivação por necessidade crescia. Aproximadamente 44% dos jovens empreendedores iniciais (de 18 a 34 anos) começaram uma iniciativa empreendedora motivados pela necessidade de encontrar alternativas de trabalho e renda. Esse dado subiu para 52% no extrato seguinte, formado por pessoas da faixa etária intermediária, de 35 a 54 anos”, diz a pesquisa.
Para algumas pessoas, os trabalhos manuais funcionam como uma terapia, porque ajudam a relaxar do estresse e a esquecer a correria do dia a dia, no aconchego do lar. Para outras, são atividades de socialização, que visam ao empoderamento de grupos soci...
Para algumas pessoas, os trabalhos manuais funcionam como uma terapia, porque ajudam a relaxar do estresse e a esquecer a correria do dia a dia, no aconchego do lar. Para outras, são atividades de socialização, que visam ao empoderamento de grupos sociais ou ao resgate de tradições que poderiam se perder na sucessão das gerações. Há, ainda, quem descubra no artesanato não apenas um novo talento, mas um novo caminho a seguir na vida profissional, com mais flexibilidade de horário, e que pode, igualmente, gerar renda e satisfação. Além disso, para começar não é preciso um grande investimento, já que as matérias-primas costumam ser bem acessíveis. Também não são requeridas habilidades especiais: com treino, dedicação e paciência, é possível desenvolver produtos úteis, criativos, lindos e com muita qualidade
Dar início a um negócio devido à “escassez de empregos” foi a principal motivação de 80% dos entrevistados seniores em 2021, ante 77% dos empreendedores da faixa etária intermediária e 75,8% dos jovens.
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o crescimento do empreendedorismo por necessidade nas faixas etárias mais altas é consequência da realidade econômica do país, influenciada pela pandemia de Covid-19. “Muitos aposentados se viram obrigados a voltar ao mercado de trabalho para sustentar suas famílias e, ao não conseguirem emprego, encontraram a solução no empreendedorismo, muitas vezes informal”, disse.
Empreendedores seniores
O levantamento do Sebrae mostra que entre as atividades mais escolhidas pelos empreendedores seniores estão aquelas ligadas à alimentação, como os serviços de catering (fornecimento de refeições coletivas, para empresas ou eventos, por exemplo), bufê e comida preparada.
“Restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação e bebidas alcançaram 21,2% entre os negócios desse grupo. Em termos comparativos, esse setor compreende apenas 8,4% dos empreendedores jovens”, diz o estudo.
Ainda segundo a pesquisa, quanto às características dos empreendedores com mais idade, a maioria tem o ensino fundamental incompleto.
No grupo com idade entre 55 e 64 anos, quase 54% dos empreendedores iniciais se declaram pretos ou pardos. Já entre os jovens que têm de 18 a 34 anos, a proporção dos novos empresários que se autodeclaram negros sobe para 61%.























