Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Auxílio-doença sem perícia deve ser pedido pelo Meu INSS; veja passo a passo  

Medida passou a vigorar em agosto em locais em que o tempo de espera para a perícia seja superior a 30 dias

Economia|Do R7

Quem já tem perícia agendada pode trocar o pedido pela análise documental
Quem já tem perícia agendada pode trocar o pedido pela análise documental Quem já tem perícia agendada pode trocar o pedido pela análise documental

O pedido debenefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) sem a necessidade de passar por um atendimento pericial só pode ser feito por meio do site ou do aplicativo Meu INSS. Segundo o Instituto Nacional do Seguro Social, a opção está liberada nas localidades em que o tempo de espera para a realização da perícia seja superior a 30 dias.

Quem já tem perícia agendada e quiser trocar o pedido pela análise documental pode solicitar o “Auxílio por incapacidade temporária — Análise Documental — AIT” pelo Meu INSS. Isso cancelará a perícia agendada, mas a data de entrada do requerimento inicial será mantida.

"É importante lembrar que a concessão do benefício não será automática. O atestado médico e os documentos complementares comprobatórios da doença serão submetidos à Perícia Médica Federal, que realizará a análise dos documentos", afirma o INSS.

Como pedir o benefício

- Acessar o aplicativo do MEU INSS pelo celular ou pelo endereço meu.inss.gov.br.

Publicidade

- Clicar em “Agendar Perícia” e, depois, em “Perícia Inicial”.

- Caso os documentos médicos estejam de acordo com as orientações e o segurado queira o atendimento a distância, deverá clicar em “Sim” e, em seguida, em “Continuar”.

Publicidade

O procedimento é o mesmo tanto para quem vai dar entrada no pedido quanto para quem já tinha a perícia agendada. Clique aqui para ver o passo a passo ilustrado.

Veja quais informações o documento médico deve trazer

- O documento deve estar legível e sem rasuras.

Publicidade

- Ter sido emitido menos de 30 (trinta) dias antes da Data de Entrada do Requerimento (DER).

- Deve também conter:

a) nome completo do requerente;

b) data de início do repouso e o prazo estimado necessário;

c) assinatura do profissional emitente e carimbo de identificação, com registro do Conselho de Classe (Conselho Regional de Medicina — CRM, Conselho Regional de Odontologia — CRO ou Registro do Ministério da Saúde — RMS), que poderão ser eletrônicos ou digitais, desde que respeitados os parâmetros estabelecidos pela legislação vigente; e

d) informações sobre a doença ou Classificação Internacional de Doenças (CID).

Prazos

Os benefícios concedidos por meio da análise de atestado não poderão ter duração superior a 90 dias (pode ser apenas um afastamento com o total de 90 dias ou vários afastamentos que, somados, não podem superar 90 dias).

Quem já teve o benefício concedido com a análise documental e quiser fazer um novo pedido deverá ficar atento ao prazo: o sistema só aceitará novo pedido de benefício com análise de atestado 30 dias após o resultado da última análise.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.