Logo R7.com
RecordPlus

Azul anuncia corte de voos e diz que vai devolver “mais de 20 aeronaves”

Empresa enviou comunicado aos tripulantes oferecendo licença não remunerada

Economia|Fernando Mellis, do R7

  • Google News
Azul transportou 16 milhões de passageiros em voos domésticos no ano passado
Azul transportou 16 milhões de passageiros em voos domésticos no ano passado

Terceira maior companhia aérea do País, a Azul comunicou recentemente a todos seus tripulantes que, devido ao “desafiante cenário econômico” brasileiro, vai reduzir a oferta de voos e devolver “mais de 20 aeronaves neste semestre”.

O comunicado veio acompanhado de uma oferta de licença não remunerada aos tripulantes que assim desejarem. “A ideia é aproveitar o momento para que, aqueles que tenham interesse, possam realizar projetos pessoais e/ou profissionais, os quais exigiriam um afastamento temporário da Azul, como por exemplo, cursos com jornada integral ou dedicação os filhos menores e familiares”, diz um trecho do texto.


A licença em questão suspende o salário e os benefícios, mas mantém a vaga do funcionário da empresa. A Azul fechou 2015 com 16,7% de participação no mercado doméstico brasileiro, atrás da TAM e da Gol.

Em janeiro, a Azul anunciou um corte de 7% na oferta de voos domésticos e uma nova rota ligando Campinas a Lisboa. Serão até seis frequências semanais, a partir de maio. A autorização ainda depende de órgãos reguladores do Brasil e de Portugal.


A companhia possui hoje uma frota de 134 aeronaves e opera 860 voos diários entre 104 aeroportos. 

No fim do ano passado, o chinês HNA Group comprou 23,7% da Azul em um negócio de R$ 1,7 bilhão. A empresa também estuda abrir o capital do programa de milhagens TudoAzul.


Procurada, a Azul confirmou o comunicado, mas disse que não vai comentar o assunto.

Leia mais notícias de Economia

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.