Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Banco Central informa o vazamento de 644 chaves Pix sob guarda da Caixa

Segundo o Banco Central, não foram expostos dados sensíveis, somente informações cadastrais

Economia|Do R7

Dados cadastrais foram expostos Marcello Casal JrAgência Brasil

O Banco Central informou, nesta sexta-feira (8), o vazamento de dados de 644 chaves Pix vinculados à Caixa Econômica Federal. Segundo o BC, o vazamento foi de dados cadastrais como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo e da conta, data de abertura da conta, data de criação da chave Pix, data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix.

A instituição afirmou que o “incidente de segurança“ocorreu devido a ”falhas pontuais em sistemas dessa instituição". Segundo o Banco Central, as pessoas atingidas serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. O banco destaca que não entra em contato por aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

Leia mais

A autarquia ainda ressaltou que dados sensíveis não foram vazados, e por isso, não há riscos de movimentação de recursos ou acesso às contas. “Não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário. As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras", disse.

O ainda informou que adotou as ações necessárias para a apuração detalhada do caso e serão aplicadas as medidas sancionadoras previstas na regulação vigente.


A Caixa, por sua vez, confirmou o incidente e disse que a “situação foi rapidamente identificada e corrigida”. A instituição ainda se disse compromissada com a segurança e privacidade dos clientes. “O banco reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes e destaca que aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços", disse.

Veja nota completa da Caixa


A CAIXA informa que identificou incidente pontual envolvendo as informações das chaves Pix de 644 clientes.

Não foram acessados dados sigilosos ou quaisquer outras informações de natureza bancária, fiscal ou patrimonial.


A situação foi rapidamente identificada e corrigida pelo banco, e os clientes foram notificados.

O banco reafirma seu compromisso com a segurança e a privacidade dos dados de seus clientes e destaca que aperfeiçoa, continuamente, os critérios de segurança em seus canais, produtos e serviços.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.