Economia Banco Central mantém previsão de crescimento de 1% do PIB em 2022

Banco Central mantém previsão de crescimento de 1% do PIB em 2022

Projeção leva em conta recuperação com a melhora da pandemia, apesar da atividade negativa em janeiro e possíveis impactos do conflito na Ucrânia

  • Economia | Do R7

PIB deve crescer 1% em 2022, prevê Banco Central

PIB deve crescer 1% em 2022, prevê Banco Central

Marcello Casal JrAgência Brasil - 16.09.2021

O BC (Banco Central) manteve a expectativa de alta de 1% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil neste ano, de acordo com dados apresentados nesta quinta-feira (24) pelo RTI (Relatório Trimestral de Inflação).

Na projeção, a autoridade monetária cita os possíveis impactos do conflito entre Rússia e Ucrânia na atividade econômica no curto prazo.

Com a manutenção, a perspectiva do BC para o desempenho econômico neste ano segue mais pessimista do que a apresentada pelo Ministério da Economia, que prevê uma alta de 1,5% no PIB de 2022.

Para a autoridade monetária, a divulgação do PIB do quarto trimestre de 2021 apontou crescimento acima do esperado e, apesar de indicadores mensais mostrarem recuo da atividade econômica em janeiro, espera-se recuperação com a melhora da pandemia.

"A surpresa observada no PIB do quarto trimestre e o resultado esperado para o primeiro trimestre favorecem a projeção de crescimento no ano. Adicionalmente, mantém-se perspectiva favorável para alguns setores específicos, como a agropecuária e as atividades econômicas que ainda estão em processo de recuperação dos impactos negativos da pandemia fevereiro e março com a melhora da pandemia", avalia o BC.

Últimas