Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco Central vai aumentar segurança do Pix, diz Campos Neto

Presidente da instituição, Campos Neto citou como medida adoção de regras para usuários definirem horários para bloquear serviço

Economia|Do R7, com Reuters

O Banco Central anunciará em breve medidas para aumentar a segurança do Pix, disse nesta sexta-feira (27) o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, citando como uma possibilidade regras para que os usuários possam eleger horários para bloquear o serviço.

"É muito importante passar a mensagem que a gente vai fazer todo o possível e imaginário para que o sistema seja o mais seguro possível e possa atender o maior número de pessoas", disse ele durante participação no evento Esfera Brasil, patrocinado pela Febraban.

BC vai adotar medidas para aumentar segurança do Pix, diz Campos Neto
BC vai adotar medidas para aumentar segurança do Pix, diz Campos Neto BC vai adotar medidas para aumentar segurança do Pix, diz Campos Neto

Campos Neto ponderou que as pessoas também podem ser vítimas de crimes com TEDs e DOCs e que o uso dos ATMs também teve que sofrer ajustes para melhorar a segurança. Para o executivo, o Pix tem a vantagem de permitir o rastreamento mais acelerado das contas – seja de laranjas ou dos próprios criminosos – envolvidas em eventuais golpes e crimes.

"O Pix vai ajudar nesse sentido porque é mais rápido do que o TED e que o DOC para rastrear", afirmou.

Publicidade

Sequestros-relâmpagos

Além dos golpes virtuais, criminosos estão se aproveitando da facilidade para cometer sequestros-relâmpagos. Reportagem do R7 publicada nesta sexta-feira mostra que desde que o Pix chegou aos bancos do estado de São Paulo, esse tipo de crimee os roubos no território têm se intensificado.

De acordo com a SSP (Secretaria de Segurança Pública), entre janeiro a julho deste ano, houve um aumento de 39,1%, com 206 boletins de ocorrência de sequestro-relâmpago. 

As forças de segurança prenderam mais de 100 criminosos, identificaram outros 74 e apreenderam quatro menores de idade envolvidos com essa modalidade criminosa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.