Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco do Brics aprova empréstimo de US$1 bi para trabalhadores da linha de frente da saúde na Rússia

RUSSIA-BRICS-EMPRESTIMO:Banco do Brics aprova empréstimo de US$1 bi para trabalhadores da linha de frente da saúde na Rússia

Economia|

MOSCOU (Reuters) - O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) aprovou um empréstimo de até 1 bilhão de dólares para dar suporte a profissionais de saúde que tratam de pacientes com Covid-19 na Rússia, disse o banco nesta segunda-feira.

O NBD foi fundado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, grupo de economias emergentes conhecido como Brics. O banco estabeleceu o Mecanismo de Assistência de Emergência em abril de 2020 para fornecer até 10 bilhões de dólares em assistência relacionada à crise para seus países membros.

"O empréstimo vai fornecer recursos financeiros para atender uma das necessidades mais críticas de resposta de saúde da Rússia ao surto de Covid-19 e vai melhorar a capacidade e resiliência do setor de saúde pública do país", disse o NBD em comunicado.

O banco disse que sua diretoria aprovou o empréstimo em 25 de março para dar suporte a pagamentos aos profissionais de saúde da linha de frente, incluindo médicos, enfermeiros e equipes médicas.

Publicidade

A Rússia aumentou os empréstimos em 2020 para tapar buracos no orçamento em meio à pandemia de Covid-19 e aos baixos preços do petróleo, seu principal produto de exportação. O Ministério das Finanças disse que o empréstimo e outros recursos ajudariam a compensar os custos orçamentários.

"Como os empréstimos para financiamento do combate à Covid-19 são concedidos pelo NBD em termos favoráveis, o Ministério das Finanças considera apropriado atrair crédito do NBD", afirmou o ministério em nota, acrescentando que apresentará proposta ao governo para consideração.

(Reportagem de Darya Korsunskaya e Alexander Marrow)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.