Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Banco revisa previsão e vê queda de 0,3% do PIB brasileiro em 2022

Expectativa de contração econômica do Citi leva em conta ciclo de alta dos juros e disseminação da variante Ômicron do coronavírus

Economia|

Citi também revisou para 4,4% aposta de alta do PIB em 2021
Citi também revisou para 4,4% aposta de alta do PIB em 2021 Citi também revisou para 4,4% aposta de alta do PIB em 2021

O Citi piorou suas projeções para a atividade econômica brasileira e espera agora que o PIB (Produto Interno Bruto) tenha avançado 4,4% em 2021 e recue 0,3% em 2022, ante estimativas anteriores de crescimento de 4,5% e 0,3%, respectivamente.

As projeções mais pessimistas vieram na esteira de dados do setor de serviços divulgados mais cedo nesta quinta-feira (13), que, embora sejam mais fortes do que o esperado, "não evitam um rebaixamento em nossas previsões para o PIB", disse o Citi em relatório.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o volume de serviços prestados no Brasil saltou 2,4% em novembro na comparação com outubro, a maior taxa de crescimento desde fevereiro de 2021 (+4%).

"O aumento geral foi amplo, levando o indicador de volta ao nível de agosto de 2021, mas ainda indica um carregamento estatístico negativo de 0,3% para o quarto trimestre" em relação aos três meses anteriores, afirmou o Citi.

Publicidade

Segundo o credor americano, esses dados se somam a uma performance pior do que a esperada da produção industrial, que teve em novembro queda de 0,2%, o que indica contração de 0,2% do PIB nos últimos três meses do ano passado.

Para este ano, a estimativa de retração econômica é justificada pela perspectiva de aperto monetário — com a taxa Selic devendo chegar a 12,25% ao ano — e pela disseminação da variante Ômicron do coronavírus, afirmou o Citi, citando ainda o carregamento estatístico negativo vindo do último trimestre de 2021. A taxa Selic está em 9,25%.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.