BC americano mantém taxa de juros e prevê política monetária apertada
A taxa foi mantida entre 5,25% e 5,50% ao ano, pela segunda vez consecutiva; após dez aumentos seguidos desde março de 2022
Economia|Do R7
O Federal Reserve, o Banco Central dos Estados Unidos, manteve a taxa de juros nesta quarta-feira (20), mas endureceu sua postura, com projeção de um novo aumento dos juros até o fim do ano e manutenção da política monetária durante 2024 mais apertada do que o esperado anteriormente.
A taxa foi mantida entre 5,25% e 5,50% ao ano, conforme esperado. Assim como fizeram em junho, as autoridades do Fed ainda veem a taxa de juros de referência do banco central atingindo o pico neste ano na faixa de 5,50% a 5,75%, de acordo com a mediana das projeções, apenas 0,25 ponto percentual acima da faixa atual.
Mas, a partir daí, as projeções trimestrais atualizadas do Fed mostram que os juros cairão apenas 0,5 ponto percentual em 2024, em comparação com 1 ponto percentual total de cortes previsto na reunião de junho.
É a segunda vez consecutiva que o banco central americano não altera a taxa após dez aumentos seguidos desde março de 2022, mas os juros permanecem no maior nível desde 2007.
Para André Fernandes, head de renda variável e sócio da A7 Capita, a decisão veio em linha com esperado pelo mercado. "A decisão foi unânime pela manutenção do juros. Já esperávamos essa manutenção, que vem em linha com os últimos discursos do presidente do Fed, Jerome Powell. Fica a dúvida agora quanto às duas últimas reuniões do ano, em novembro e dezembro, se será mantido ou se vem mais uma alta de 0,25%", afirma o economista.
"A reação foi de queda no Ibovespa, já os juros futuros e o dólar reagiram em alta, refletindo o clima de aversão a risco no mercado com uma taxa de juros americana permanecendo alta por um período maior que o esperado pelo mercado", avalia.