Economia BC define cronograma para implementação do Open Banking

BC define cronograma para implementação do Open Banking

Instituições participantes da "revolução no sistema bancário" devem estabelecer os requisitos conforme as datas

  • Economia | Do R7

Open Banking dá poder aos cliente sobre seus dados

Open Banking dá poder aos cliente sobre seus dados

Pixabay

O BC (Banco Central) estabeleceu um cronograma para a implementação do Open Banking no Brasil. A definição foi definida em sessão extraordinária da diretoria colegiada do BC, realizada na última quinta-feira (24), e publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (28).

O Open Banking busca dar aos clientes de instituições financeiras o poder sobre seus dados cadastrais e de transações como meio de fomentar a competição e acesso a serviços melhores e mais baratos.

“As instituições participantes do Open Banking devem implementar os requisitos técnicos e demais procedimentos operacionais necessários para o compartilhamento de dados sobre canais de atendimento e produtos e serviços do escopo do Open Banking”, aponta o BC.

Conforme o cronograma, os mecanismos para o tratamento e a resolução de disputas entre as instituições participantes do sistema e o compartilhamento de dados cadastrais devem ser definidos até o dia 15 de julho de 2021.

As instituições têm também até o dia 30 de agosto para o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de Pix e até 15 de dezembro para o compartilhamento de dados sobre produtos e serviços relacionados com o cliente.

Já em 2022, o compartilhamento do serviço de iniciação de transação de pagamento de transferências entre contas na própria instituição e de TED (Transferência Eletrônica Disponível) dever ser estabelecido até o dia 15 de fevereiro.

Últimas