Brasil abre 131 mil vagas de trabalho com carteira em julho
Dados do Caged foram divulgados nesta sexta (21) pelo Ministério da Economia e indicam primeiro saldo positivo após 4 meses de demissões
Economia|Márcio Pinho, do R7

A economia brasileira abriu 131 mil vagas de emprego formal em julho, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta sexta-feira (21) pelo Ministério da Economia.
Trata-se de inversão na tendência no ano em que o país enfrenta uma crise econômica decorrente de pandemia de covid-19. O saldo de vagas abertas em relação às vagas fechadas não era positivo desde fevereiro.
Os dados de julho reduzem um pouco as perdas, mas ainda deixam o saldo de fechamento de vagas superior a 1 milhão no ano. As 131 mil novas vagas de julho representam o saldo entre as vagas criadas no mês - 1.043.650 - e as fechadas - 912.640.
Os setores com melhor desempenho na criação de vagas foram: indústria, com saldo positivo de 53.590 admissões, e construção, com 41.986 novas vagas. Comércio e agropecuária também tiveram dados positivos, enquanto o setor de serviços perdeu quase 16 mil postos.
O resultado de julho foi o melhor para o mês desde 2012, quando houve um saldo positivo de 142.496 contratações com carteira assinada.
Suspensão de contrato supera corte de salários após ampliação de prazo
