Brasil fica na 26ª posição no ranking mundial de variação do PIB
Dados da Austin Rating mostram também que, na comparação com o 3º trimestre de 2020, país ocupa o 18º lugar, com 4% de avanço
Economia|Marcos Rogério Lopes, do R7
Um ranking da consultoria Austin Rating que leva em conta a variação percentual do PIB (Produto Interno Bruto) mostra o Brasil em 26º lugar no mundo no terceiro trimestre de 2021.
Nesta quinta-feira (2), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que entre julho e setembro deste ano a economia nacional encolheu 0,1%.
Segundo a Austin, que levou em consideração 33 grandes economias do mundo, a queda no período deixa o Brasil em uma das últimas posições, atrás de nações que também foram duramente atingidas pela pandemia de Covid-19.
Leia também
Acima do Brasil, todas as 25 nações da lista tiveram PIBs positivos.
No ranking, liderado pela Arábia Saudita, com 5,8% de avanço na produção de riquezas, os Estados Unidos, país com o maior número de casos e mortes por Covid, aparecem na 10ª colocação, com 2,1% de elevação. A China, a primeira nação a detectar o novo coronavírus, vem em 21º, com PIB positivo de 0,8%.
A Austin também fez o ranking comparando os dados do terceiro trimestre de 2021 com os do mesmo período de 2020. Nesse caso, o Brasil fica com o 18º lugar, empatado com Canadá e Coreia do Sul, os três com 4% de aumento.
O Chile, nessa mesma comparação, é o primeiro da lista, com 17,2% de elevação do PIB em um ano.