Economia Brasil fica na 26ª posição no ranking mundial de variação do PIB

Brasil fica na 26ª posição no ranking mundial de variação do PIB

Dados da Austin Rating mostram também que, na comparação com o 3º trimestre de 2020, país ocupa o 18º lugar, com 4% de avanço

  • Economia | Marcos Rogério Lopes, do R7

EUA ocupam a 10ª colocação no ranking

EUA ocupam a 10ª colocação no ranking

Mohamed Abd El Ghany/Reuters - 24.09.2021

Um ranking da consultoria Austin Rating que leva em conta a variação percentual do PIB (Produto Interno Bruto) mostra o Brasil em 26º lugar no mundo no terceiro trimestre de 2021.

Nesta quinta-feira (2), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou que entre julho e setembro deste ano a economia nacional encolheu 0,1%.

Segundo a Austin, que levou em consideração 33 grandes economias do mundo, a queda no período deixa o Brasil em uma das últimas posições, atrás de nações que também foram duramente atingidas pela pandemia de Covid-19.

Acima do Brasil, todas as 25 nações da lista tiveram PIBs positivos. 

No ranking, liderado pela Arábia Saudita, com 5,8% de avanço na produção de riquezas, os Estados Unidos, país com o maior número de casos e mortes por Covid, aparecem na 10ª colocação, com 2,1% de elevação. A China, a primeira nação a detectar o novo coronavírus, vem em 21º, com PIB positivo de 0,8%.

A Austin também fez o ranking comparando os dados do terceiro trimestre de 2021 com os do mesmo período de 2020. Nesse caso, o Brasil fica com o 18º lugar, empatado com Canadá e Coreia do Sul, os três com 4% de aumento.

O Chile, nessa mesma comparação, é o primeiro da lista, com 17,2% de elevação do PIB em um ano.

Últimas