Carteira de Trabalho digital supera 1 bilhão de acessos em 3 anos
Apenas neste ano, foram 462 milhões de logins no aplicativo, com a habilitação de mais de 68 milhões de documentos digitais
Economia|Do R7
A Carteira de Trabalho digital superou 1 bilhão de acessos desde o lançamento do aplicativo, em setembro de 2019. Foram habilitados mais de 68 milhões de documentos digitais, com o uso de mais de 37 milhões de dispositivos Android e IOS ativos.
Somente neste ano, foram 462 milhões de acessos, sendo 45% deles por meio do aplicativo via celular ou tablet.
A Carteira de Trabalho no formato digital, por meio de aplicativo, foi criada em 29 de setembro de 2019, para substituir o documento físico de papel. A carteira passou a ser emitida automaticamente a todo brasileiro ou estrangeiro que possui inscrição no CPF (Cadastro de Pessoas Físicas).
Por meio do documento, o trabalhador pode acompanhar todos os registros constantes nas bases governamentais, inclusive aqueles que já estavam na Carteira de Trabalho em papel.
O documento digital pode ser solicitado sem a necessidade de se dirigir a uma unidade física de atendimento e está previamente emitido a todos os inscritos no CPF. Para isso, é necessário que seja feita sua habilitação, pelo próprio aplicativo ou por meio da página eletrônica no portal gov.br.
Pelo aplicativo é possível consultar informações de qualificação civil, obtidas da base de dados do CPF; ou dados de contratos de trabalho, obtidos do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) e do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas).
Outro serviço muito procurado foi a solicitação do seguro-desemprego e a apresentação de recurso contra seu eventual indeferimento, além do acompanhamento do BEm (Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda), do Abono Salarial e dos benefícios Taxista e Caminhoneiro-TAC.
Para acessar a CTPS Digital, basta baixar gratuitamente o aplicativo na loja virtual (App Store da Apple e no Play Store do Android) ou buscá-la também no portal gov.br, pelo endereço: www.gov.br/pt-br/servicos/obter-a-carteira-de-trabalho.