Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Cinco bancos concentram quase 80% das operações de crédito no Brasil

Ainda elevada, concentração do estoque de Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Caixa e Santander é 0,5 ponto percentual menor do que a apurada em 2020, mostra BC

Economia|

Operações de crédito estão concentradas em cinco bancos
Operações de crédito estão concentradas em cinco bancos Operações de crédito estão concentradas em cinco bancos

Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Bradesco, Caixa Econômica Federal e Santander, as cinco maiores instituições financeiras do Brasil, concentravam 78,7% das operações de crédito no Brasil no segmento bancário no fim do ano passado, conforme dados divulgados nesta quinta-feira (6), no Relatório de Economia Bancária, do BC (Banco Central). Em 2020, o percentual era de 79,2%.

As instituições financeiras esperam que a inadimplência no crédito em 2022 atinja 1,75% entre as grandes empresas e 3% entre as MPMEs (Micro, Pequenas e Médias Empresas). Em relação a pessoas físicas, o documento não detalha os números esperados pelo mercado e avalia apenas que a expectativa é de redução da inadimplência no crédito ao consumo, enquanto no crédito habitacional deve crescer.

As instituições financeiras esperam que o saldo de crédito para as grandes empresas suba 5,0% em 2022. No caso das MPMEs, a projeção das instituições é de alta de 10% do saldo de crédito neste ano. Para as famílias, a autarquia disse apenas que a expectativa do mercado é de crescimento menor do crédito ao consumo e habitacional ante 2021.

As projeções do BC para a evolução do crédito bancário em 2022 são de crescimento de 14,2% do saldo total, com aumento de 17,2% do saldo de crédito com recursos livres e de 9,7% do saldo de crédito com recursos direcionados. Em 2021, o aumento total foi de 16,3%, com 20,3% para livres e 10,9% para direcionados.

Publicidade

Retorno superior no Brasil

O retorno obtido pelos bancos brasileiros em 2021 continuou superior ao verificado em boa parte dos países desenvolvidos e dos principais emergentes. Os dados mostram que o ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) do sistema bancário brasileiro foi maior que o das instituições que atuam nos mercados da Turquia, Estados Unidos, Austrália, Indonésia, Índia, China, França e Itália. No mesmo grupo de países, apenas Rússia, Canadá e México têm sistemas bancários com maior retorno que o brasileiro.

"A maioria dos sistemas bancários de países representativos de diferentes continentes apresentou melhora na rentabilidade em 2021 quando comparado a 2020. Apesar da melhora, metade dos países (incluindo o Brasil) não superou o nível de ROE registrado em 2019, antes dos efeitos da pandemia", destacou o BC.

Publicidade

De acordo com o REB, o crescimento da margem de juros, a redução das despesas com provisões e ganhos de eficiência foram os principais fatores responsáveis pela melhora na rentabilidade dos bancos brasileiros no ano passado.

Por outro lado, o BC informa que permanece a disparidade nos níveis de retorno entre bancos de maior e menor porte no País. "Os bancos pequenos e micros não apresentaram recuperação de rentabilidade em 2021, resultado de um crescimento menor dos lucros e do aumento da base de capital de algumas instituições no período", detalhou o documento.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.