Cliente poderá usar Pix para transferir grana da conta salário
Possibilidade será uma das novidades disponíveis no sistema neste ano, de acordo com informações do Banco Central
Economia|Do R7
O Banco Central quer incluir a conta salário no sistema de pagamentos instantâneos Pix em 2021 e expandir o uso da ferramenta, hoje voltada apenas a quem tem contas de depósito (corrente), poupança e pré-paga.
A informação foi dada na quinta-feira (27) pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello. Ao inaugurar a 12ª Reunião Plenária do Fórum Pix, ele citou a inclusão da conta-salário entre as novidades para 2021, mas não afirmou em que período do ano isso deverá ocorrer.
Leia também
A conta salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador para efetuar o pagamento de salários aos seus empregados. Apenas o empregador consegue realizar depósitos nesta conta. Já o trabalhador pode realizar a movimentação do dinheiro que cai na conta. A vantagem para o empregado é a possibilidade de não pagar taxas.
Inaugurado em novembro, o Pix permitiu 176 milhões de transações em 2020, movimentando R$ 150,3 bilhões.
O sistema é um meio de pagamento igual a uma TED ou Doc, com a diferença de pagamentos e transferências realizados via Pix serão finalizados em no máximo dez segundos e estarão disponíveis sete dias por semana, 24 horas por dia, todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. A identificação dos usuários é feita por meio de chaves cadastradas previamente, e que podem ser um número de celular, CPF, e-mail ou combinação aleatória, no caso de pessoas físicas.