Logo R7.com
RecordPlus

Com a queda do Ibovespa, o momento é bom para investir na bolsa? Economista explica

Após recordes históricos em novembro, índice fechou primeiro pregão de dezembro em queda

Economia|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O Ibovespa fechou em queda após um novembro de recordes, terminando o primeiro pregão de dezembro com 158.611 pontos.
  • O dólar teve alta e está cotado a R$ 5,36, refletindo oscilações normais entre as moedas, segundo o economista Miguel Daoud.
  • Daoud alerta que a bolsa depende principalmente de investidores estrangeiros e que o mercado pode gerar ilusões de ganhos rápidos.
  • Ele enfatiza a importância de enxergar investimentos na bolsa como uma aplicação de longo prazo, evitando a expectativa de enriquecer rapidamente.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O mercado brasileiro fechou o primeiro pregão de dezembro com o principal índice da bolsa, o Ibovespa, em queda. Após registrar uma sequência de recordes em novembro, o índice recuou e fechou em 158.611 pontos nesta segunda-feira (1º). Já o dólar teve um dia de alta, cotado a R$ 5,36, com a manutenção do mesmo patamar durante esta terça-feira (2).

Em entrevista ao Conexão Record News, o economista Miguel Daoud explica que, para registrar bons resultados, o índice depende de investidores, principalmente estrangeiros, que analisam o cenário nacional antes de realizar aplicações ou retiradas. “Essa demanda por compra, você tem uma possibilidade da bolsa chegar no patamar em que chegou”, afirma.


Economista alerta que investimento na bolsa deve ser feito com o pensamento no longo prazo Reprodução/Record News

Com relação à moeda americana, Daoud diz que as oscilações fazem parte do contexto de competição com o euro e que pequenas variações são normais no processo de câmbio.

O economista pontua que, com as movimentações constantes do mercado, se cria uma ilusão de que o processo para investir na bolsa é simples e um meio fácil de se ganhar dinheiro — o que pode gerar grandes prejuízos a investidores aventureiros.


“O pequeno investidor é uma formiguinha. Se for entrar na bolsa, evidentemente que tome esse cuidado e tenha sua cabeça preparada: ‘Eu não vou aqui para ficar milionário, eu vou para garantir o meu dinheiro e no longo prazo ter uma rentabilidade’”, aconselha.

Search Box

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.