Com a queda do Ibovespa, o momento é bom para investir na bolsa? Economista explica
Após recordes históricos em novembro, índice fechou primeiro pregão de dezembro em queda
Economia|Do R7
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7
O mercado brasileiro fechou o primeiro pregão de dezembro com o principal índice da bolsa, o Ibovespa, em queda. Após registrar uma sequência de recordes em novembro, o índice recuou e fechou em 158.611 pontos nesta segunda-feira (1º). Já o dólar teve um dia de alta, cotado a R$ 5,36, com a manutenção do mesmo patamar durante esta terça-feira (2).
Em entrevista ao Conexão Record News, o economista Miguel Daoud explica que, para registrar bons resultados, o índice depende de investidores, principalmente estrangeiros, que analisam o cenário nacional antes de realizar aplicações ou retiradas. “Essa demanda por compra, você tem uma possibilidade da bolsa chegar no patamar em que chegou”, afirma.

Com relação à moeda americana, Daoud diz que as oscilações fazem parte do contexto de competição com o euro e que pequenas variações são normais no processo de câmbio.
O economista pontua que, com as movimentações constantes do mercado, se cria uma ilusão de que o processo para investir na bolsa é simples e um meio fácil de se ganhar dinheiro — o que pode gerar grandes prejuízos a investidores aventureiros.
“O pequeno investidor é uma formiguinha. Se for entrar na bolsa, evidentemente que tome esse cuidado e tenha sua cabeça preparada: ‘Eu não vou aqui para ficar milionário, eu vou para garantir o meu dinheiro e no longo prazo ter uma rentabilidade’”, aconselha.
O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!














