Imposto de Renda 2022

Economia Com instabilidade, mais de 130 mil declarações do IR são enviadas

Com instabilidade, mais de 130 mil declarações do IR são enviadas

O download do programa apresentou problemas; segundo a Receita, "essa situação já está sendo tratada pela área técnica"

  • Economia | Do R7

Prazo para a entrega da declaração começou hoje e vai até 29 de abril

Prazo para a entrega da declaração começou hoje e vai até 29 de abril

LUIS LIMA JR/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO-10/02/2022

A Receita Federal informou que foram entregues 130.099 declarações do IRPF 2022 (Imposto de Renda da Pessoa Física) até as 17 horas desta segunda-feira (7). O prazo de entrega começou hoje e terminará em 29 de abril. A expectativa é que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas até o último dia.

Segundo a Receita, em razão do alto número de acessos, o download do programa apresentou instabilidade. "Essa situação já está sendo tratada pela área técnica", afirmou o Fisco em nota. No ano passado, o primeiro dia registrou 628.128 declarações.

Até as 17h do primeiro dia de disponibilidade, 752.484 contribuintes já baixaram o programa do imposto de renda no site da Receita Federal, para preencher e enviar a declaração de 2022. Em 2021, foram realizados 312.182 downloads até o mesmo horário, menos da metade do número de downloads deste ano.

Declaração multiplataforma

O Programa IRPF 2022 pode ser baixado no site da Receita Federal, no endereço: www.gov.br/receitafederal. Neste ano, é possível fazer a declaração em multiplataformas: online, por aplicativo ou computador.

Nos dispositivos móveis, como tablets e celulares, o acesso pode ser feito pelo serviço Meu Imposto de Renda, presente no app Meu Imposto de Renda, disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS.

No computador, o programa é oferecido pelo serviço Meu Imposto de Renda, disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), que pode ser acessado no endereço: e-CAC — Centro Virtual de Atendimento (fazenda.gov.br)

Pré-preenchida

O acesso à declaração pré-preenchida foi ampliado por meio de todas as plataformas disponíveis e estará liberado a partir de 15 de março. Nessa modalidade, o contribuinte já inicia a declaração com várias informações úteis que facilitam o preenchimento, sem a necessidade de digitá-las.

A utilização pode ser feita online, no portal e-CAC; no computador, com o programa do IR; e em dispositivos móveis, com o app Meu Imposto de Renda. Mas o contribuinte deverá ter conta gov.br nos níveis ouro ou prata, que demandam mais autenticações, como reconhecimento facial e autorização via aplicativo.

Outra novidade deste ano é o recebimento da restituição e o pagamento de Darf via Pix. Para receber a restituição por meio de pagamento eletrônico, é preciso que a chave Pix seja o CPF do titular da declaração. Não será permitida chave Pix de telefone, email nem chaves aleatórias, apenas o CPF.

Também será possível pagar com Pix o Darf emitido pelo programa do Imposto de Renda quando houver imposto a pagar. O Darf vai ser emitido com QR Code, o que facilita o pagamento.

A imagem foi removida

Últimas