Logo R7.com
RecordPlus

Tarifaço: 37% das exportações brasileiras aos EUA estão livres de taxa extra

Estudo da CNI mostra que volume exportado isento das sobretaxas supera aquele submetido à tarifa cheia

Economia|Do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • 37,1% das exportações brasileiras para os EUA, totalizando US$ 15,7 bilhões, estão isentas de tarifas adicionais.
  • A isenção foi anunciada pelo presidente dos EUA, Donald Trump, reduzindo a tarifa de 40% a 32,7% nas exportações.
  • 238 produtos brasileiros, incluindo carne bovina e café, foram beneficiados pela nova medida.
  • 62,9% das vendas ainda enfrentam tarifas adicionais, e setores como máquinas e equipamentos ainda não foram incluídos nas isenções.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ao todo, 238 produtos brasileiros, como carne bovina, café e frutas foram contemplados pela isenção Mapa/Arquivo

Com a isenção da tarifa de 40% assinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aos produtos brasileiros, já são 37,1% das vendas brasileiras ao mercado norte-americano (US$ 15,7 bilhões) livres de taxas adicionais.

Com isso, de acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), o volume exportado isento das sobretaxas supera aquele submetido à tarifa cheia de 50% (que contém a tarifa recíproca de 10% mais a taxa extra), que atinge 32,7% das exportações.


Veja mais

Ao todo, 238 produtos brasileiros, como carne bovina, café, cacau e frutas, foram contemplados pela medida assinada nessa quinta-feira (20).

Mesmo assim, 62,9% das vendas brasileiras aos EUA permanecem sujeitas a algum tipo de tarifa adicional, como as aplicadas para aço e alumínio.


Para o presidente da CNI, Ricardo Alban, a retirada impulsiona a competitividade do produto brasileiro, mas precisa avançar.

“Setores muito relevantes, como máquinas e equipamentos, móveis e calçados, que tinham os EUA como principais clientes externos, ainda não entraram na lista de exceções. O aumento das isenções é um sinal muito positivo de que temos espaço para remover as barreiras para outros produtos industriais. Esse é nosso foco agora”, analisa.


Tarifaço

Com o anúncio desta quinta, alguns produtos brasileiros enviados aos EUA não serão mais alvo do tarifaço de 50% (tarifa recíproca de 10% mais uma sobretaxa de 40%).

A mudança decorre de um processo de negociação entre Trump e o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, iniciado em uma ligação no dia 6 de outubro, na qual ambos concordaram em discutir a situação comercial.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.