Concurso Receita Federal: todos os aprovados para auditor e analista serão convocados
Órgão informou, nesta terça-feira, que todos os aprovados do último concurso serão chamados
Economia|Thays Martins, do R7, em Brasília

A Receita Federal anunciou, nesta terça-feira (24), que vai convocar todos os aprovados no último concurso de auditores e analistas, que ocorreu no ano passado. Ao todo, serão chamados 199 aprovados. O número somados aos já convocados chega a 1.217 novos servidores para os quadros da autarquia.
Segundo o órgão, o quantitativo aumenta em 10% o número de auditores e analistas, o que representa o maior investimento em pessoal em mais de 10 anos. A autarquia não realizava concurso desde 2014, quando foram chamados 278 auditores-fiscais.
Leia mais
O Sindifisco Nacional (Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal) comemorou, em nota, a decisão da Receita Federal. “A iniciativa atende a uma reivindicação constante do Sindifisco Nacional que, desde 2022, vem denunciando o déficit nos quadros do órgão, que passou nove anos sem realizar um concurso”, destacou.
De acordo com estudo feito pelo Sindifisco, o Brasil tem um agente público aduaneiro a cada 2,2 mil km². A Alemanha tem um agente a cada 8,4 km², a Bélgica um a cada 9,4 km² e os Estados Unidos um a cada 153 km². “Ao compararmos a quantidade de agentes públicos aduaneiros no Brasil com outras 135 nações, vemos que estamos no final da fila e só temos mais pessoal por área do que a Somália e a Namíbia”, afirma o sindicato.
No início do mês, o Senado tinha encaminhou uma recomendação ao Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos em que pedia a convocação imediata dos excedentes do último concurso da Receita.
Segundo o documento, a intenção era o fortalecimento do órgão e a continuidade e qualidade dos serviços prestados, que são “essenciais para o funcionamento do Estado, para o bem-estar da sociedade brasileira e para a implementação da reforma tributária”.















