Confiança da construção volta a cair e bate o menor nível em cinco anos, diz FGV
Índice despencou 4,7% em julho e acumulou baixa de 26,5% ao longo deste ano
Economia|Do R7
A confiança da construção caiu 4,7% em julho, após ficar estável com leve alta de 0,1% registrada no mês anterior. Com a queda, o ICST (índice de Confiança da Construção) atingiu os 70,2 pontos, o menor desde julho de 2010.
Com resultado, divulgado nesta terça-feira (28), pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o indicador acumula baixa de 26,5% no ano.
Para a coordenador da projetos da construção do IBRE (Instituto Brasileiro de Economia), Ana Maria Castelo, a queda do indicador de confiança não surpreende, já que não ocorreram fatos capazes de alterar a baixa da atividade no setor, que vem desde o ano passado.
— Para a grande maioria das empresas, a carteira de contratos está abaixo do normal. A pequena melhora das expectativas observada no mês anterior não teve respaldo da situação dos negócios. A percepção dominante no setor é de que retração na atividade ainda deve prosseguir.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
Custo da construção sobe menos com forte desaceleração do preço da mão de obra
A queda do índice foi originado de movimentos desfavoráveis tanto das avaliações em relação ao estado atual dos negócios quanto das expectativas em relação aos meses seguintes. O ISA (Índice da Situação Atual) alcançou 56,6 pontos, após recuo de 1,2%. Já o IE (Índice de Expectativas), no mesmo período apresentou queda de 7%, alcançando 83,7 pontos, outro recorde negativo histórico.
Segundo a FGV, a queda do IE foi influenciada principalmente pelo indicador que mede as perspectivas em relação à evolução da situação dos negócios nos próximos seis meses, com queda de 9,1%, em julho, atingindo 87,6 pontos.