Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança da indústria interrompe sequência negativa e avança em dezembro

Primeiro resultado positivo após três meses de queda ainda é insuficiente para o setor se recuperar das perdas de 2022, diz FGV

Economia|Do R7

Índice de Confiança da Indústria fecha 2022 aos 93,3 pontos
Índice de Confiança da Indústria fecha 2022 aos 93,3 pontos Índice de Confiança da Indústria fecha 2022 aos 93,3 pontos

Após amargar três meses de resultados negativos, o ICI (Índice de Confiança da Indústria) avançou 1,2 ponto em dezembro e termina o ano aos 93,3 pontos, de acordo com números divulgados nesta quarta-feira (28) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Stéfano Pacini, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), explica que a alta ainda não é suficiente para recuperar as perdas de 2022. "Parte da indústria sofreu com problemas de insumos, e outra com redução de demanda levando a um aumento dos estoques. O resultado de dezembro mostra uma melhora da situação atual influenciada por ligeiro aumento na demanda e melhora dos estoques", afirma ele.

"Apesar da melhora pontual, o nível de confiança segue baixo em todas as categorias de uso e na maior parte dos segmentos. Em relação às percepções de futuro, os empresários seguem cautelosos quanto às contratações possivelmente influenciados por um cenário de desaceleração econômica e política monetária contracionista", completa Pacini. 

Em dezembro, houve alta da confiança em 11 dos 19 segmentos industriais monitorados pela FGV. No mês, o ISA (Índice Situação Atual) cresceu 2 pontos, para 93,8 pontos. Já o IE (Índice de Expectativas) variou apenas 0,2 ponto, para 92,8 pontos.

Entre os quesitos que integram o ISA, o indicador que mede a situação atual dos negócios foi o que mais influenciou ao subir 2,8 pontos para 92,5 pontos, o resultado reflete uma percepção de ligeira melhora da demanda e redução dos estoques no período com altas de 0,6 e 2,3 pontos, para 92,1 e 102,5 pontos, respectivamente.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.