Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança da indústria sobe e tem maior patamar em quatro meses

Segunda alta consecutiva do índice reflete o avanço das expectativas em relação aos próximos meses, aponta FGV

Economia|Do R7

Confiança da indústria atingiu os 107,6 pontos
Confiança da indústria atingiu os 107,6 pontos Confiança da indústria atingiu os 107,6 pontos

A confiança dos empresários industriais brasileiros subiu 3,4 pontos em junho e atingiu os 107,6 pontos. Trata-se do maior valor desde fevereiro (107,9 pontos), de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (28), pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Em termos trimestrais, o ICI (Índice de Confiança da Indústria) aponta para uma melhora de 1,1 ponto nas expectativas para o setor entre os meses de abril e junho, ante o período anterior.

Leia mais: Falta de chips adia recuperação da indústria automobilística

Claudia Perdigão, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), avalia que a segunda alta consecutiva do indicador reflete o avanço das expectativas em relação aos próximos meses. “A recuperação das economias externas e o avanço do processo de vacinação no país contribuem para o aumento do otimismo das empresas", destaca ela.

Publicidade

Ainda assim, Claudia diz que é preciso cautela considerando que o setor ainda enfrenta dificuldades com a escassez de insumos, aumento dos custos que incluem a mudança de bandeira para a energia elétrica. Para ele, os fatores podem limitar uma "recuperação mais robusta" no segundo semestre.

O resultado positivo de junho é influenciado tanto pela melhora da situação corrente quanto pelo aumento do otimismo em relação aos próximos meses. Após cinco quedas consecutivas, o ISA (Índice Situação Atual) subiu 1,8 ponto, para 111,3 pontos.

Publicidade

Já a melhora das perspectivas, que ocorreu em 13 dos 19 segmentos pesquisados, fez o IE (Índice de Expectativas) saltar 5 pontos, para 104 pontos sendo o segundo mês consecutivo a registrar variação positiva após quatro meses de queda.

Entre os quesitos que compõem o ISA, apenas nível de estoques apresentou queda, retornando aos 106,7 pontos, menor nível desde agosto de 2020. Os indicadores para demanda total e situação atual dos negócios subiram 6,5 e 4,9 pontos, respectivamente, para 113,6 e 112,5 pontos. Com esses resultados, a demanda total retorna ao nível de janeiro, enquanto a situação atual dos negócios aproxima-se do valor de dezembro de 2020.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.