Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Confiança do comércio alcança maior nível desde agosto de 2021

Melhor percepção do setor em relação ao momento atual e com as expectativas futuras ainda requer cautela, analisa FGV

Economia|Do R7

Confiança do comércio atingiu os 97,9 pontos
Confiança do comércio atingiu os 97,9 pontos Confiança do comércio atingiu os 97,9 pontos

O ICOM (Índice de Confiança do Comércio) avançou 4,6 pontos em junho, ao passar de 93,3 para 97,9 pontos, maior nível desde agosto de 2021 (100,9 pontos), mostram dados divulgados nesta quarta-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Em médias móveis trimestrais o indicador subiu 3,7 pontos na comparação com os três meses anteriores, o quarto resultado positivo consecutivo. Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), avalia como positivo o movimento ao final da primeira metade do ano. 

"A melhora ocorre nos dois horizontes temporais, mas em maior intensidade nos indicadores que medem a percepção com o volume de vendas no momento", afirma ele ao avaliar que o ínidice de situação atual acumula alta de mais de 30 pontos nos últimos quatro meses, recuperando o que foi perdido na desaceleração ocorrida entre o final de 2021 e início de 2022.

"Para os próximos meses, ainda é necessária certa cautela, o grande desafio passa a ser a continuidade desse cenário favorável mesmo com o fim da liberação de recursos extraordinários, ambiente macroeconômico ainda desfavorável e confiança do consumidor em patamar baixo", avalia Tobler. 

Publicidade

Em junho, a alta do otimismo do comércio foi disseminada em todos os seis principais segmentos da pesquisa. O resultado positivo no mês foi influenciado tanto pelo avanço do ISA-COM (Índice de Situação Atual) quanto do IE-COM (Índice de Expectativas).

O ISA-COM subiu 7,4 pontos, quarto resultado positivo consecutivo, chegando a 108,5 pontos, maior valor desde julho de 2021 (108,7 pontos). Já o IE-COM avançou 1,8 ponto, atingindo 87,5 pontos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.