Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Confiança do comércio recua com menor otimismo dos consumidores

Índice que mede a confiança do setor é afetado por inflação acelerada e juros em alta, aponta FGV

Economia|Do R7

Confiança do comércio recuou aos 88 pontos
Confiança do comércio recuou aos 88 pontos

O otimismo menor dos consumidores guiou o recuo de 6,2 pontos do ICOM (Índice de Confiança do Comércio) em novembro, de acordo com dados divulgados nesta segunda-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Com a oscilação, o indicador caiu de 94,2 para 88 pontos. Na análise trimestral, a confiança do setor registrou a terceira queda consecutiva ao recuar 4,3 pontos no período entre setembro e novembro.

Para Rodolpho Tobler, coordenador do estudo, o resultado reforça o cenário de desaceleração do comércio no último trimestre de 2021. "O resultado negativo teve influência tanto da piora na percepção do ritmo de vendas quanto das expectativas sobre os próximos meses, distanciando o ICOM do nível neutro de 100 pontos", aponta ele.

"O cenário para os próximos meses não é muito animador, dado que a confiança dos consumidores ainda se encontra muito baixa, a inflação segue em alta, os juros subindo e o mercado de trabalho ainda reagindo gradualmente", observa Tobler.


No mês, houve queda em cinco dos seis principais segmentos do setor. O recuo no mês foi resultado da piora da percepção sobre o momento presente e das expectativas.

O ISA-COM (Índice de Situação Atual) caiu 7 pontos chegando a 88,3 pontos, menor valor desde abril de 2021 (81,6 pontos). Já o IE-COM (Índice de Expectativas) recuou 5,1 pontos, ao passar de 93,3 pontos para 88,2 pontos, menor desde junho de 2021 (87,6 pontos).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.