Confiança do setor de serviços alcança o maior patamar desde março de 2013
Segmento mantém trajetória positiva de recuperação após os efeitos mais negativos da pandemia, afirma FGV
Economia|Do R7
O ICS (Índice de Confiança de Serviços) subiu 1 ponto em setembro e atingiu os 101,7 pontos. Trata-se do maior nível desde março de 2013 (102 pontos), segundo dados divulgados nesta quinta-feira (29) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).
Rodolpho Tobler, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), avalia que a retomada do otimismo do setor de serviços foi influenciada tanto pela melhora com o momento presente, recuperando as perdas de agosto, quanto pelas expectativas, que avançam pelo sétimo mês consecutivo.
"O resultado mostra que o setor ainda mantém a trajetória positiva de recuperação após os efeitos mais negativos da pandemia. A continuidade desse ritmo de retomada depende da melhora no ambiente macroeconômico, que ainda se mostra desafiador", afirma Tobler.
No mês, houve melhora significativa na avaliação das empresas sobre a situação corrente, cujo avanço foi de 1,7 ponto, para 101,8 pontos, o maior nível desde novembro de 2012 (102 pontos). Já o Índice de Expectativas do setor variou 0,4 ponto, para 101,7 pontos, o maior nível desde outubro de 2021 (103,6 pontos).