Economia Confiança industrial cai pelo 3º mês seguido, mas mantém nível elevado

Confiança industrial cai pelo 3º mês seguido, mas mantém nível elevado

Resultado negativo ocorre com a redução do otimismo tanto com a situação atual quanto com a dos próximos meses, mostra FGV

  • Economia | Do R7

STR/AFP - 26.05.2021

O ICI (Índice de Confiança da Indústria) caiu 1,2 ponto em outubro, para 105,2 pontos, o terceiro mês consecutivo de queda após quatro meses de altas.

Na comparação trimestral, o indicador manteve a tendência negativa ao cair 1,1 ponto, segundo os dados revelados nesta quarta-feira (27) pela FGV (Fundação Getulio Vargas).

Embora a confiança da indústria esteja em nível elevado e acima dos índices pré-pandemia, Claudia Perdigão, economista do Ibre (Instituto Brasileiro de Economia), explica que o otimismo quanto à situação do segmento industrial nos próximos meses retornou ao nível próximo do considerado neutro, indicando a expectativa de manutenção do cenário atual.

"Essa avaliação ocorre em meio a pressões de custos, desemprego elevado e instabilidades econômicas e institucionais persistentes, tornando a conjuntura futura mais incerta e menos favorável a planos de expansão da produção”, comenta ela.

O resultado do mês é influenciado por uma redução do otimismo considerando tanto a situação atual quanto as perspectivas para os próximos meses. O ISA (Índice Situação Atual) cedeu 0,9 ponto em outubro, para 108,3 pontos, o menor valor desde setembro de 2020 (107,3 pontos). Já o IE (Índice de Expectativas) caiu 1,7 ponto, para 101,9 pontos, o menor patamar desde maio deste ano (99 pontos).

Últimas