Imposto de Renda 2023

Economia Consulta ao 1º lote da restituição do Imposto de Renda 2023 começa em uma semana

Consulta ao 1º lote da restituição do Imposto de Renda 2023 começa em uma semana

Receita Federal libera as verificações às 10h da quarta-feira (24), sete dias antes do início dos primeiros pagamentos, em 31 de maio

  • Economia | Do R7

Consulta ao 1º lote da restituição começa em 24 de maio

Consulta ao 1º lote da restituição começa em 24 de maio

Luis Lima Jr. – Fotoarena / Estadão Conteúdo – 29/03/2023

Os pagamentos do primeiro lote de restituições do Imposto de Renda de 2023 começam a ser feitos em 31 de maio, mesmo dia em que se encerra o prazo para a entrega da declaração de ajuste anual referente aos rendimentos de 2022. A consulta ao lote será liberada pela Receita Federal uma semana antes do pagamento, a partir das 10h de quarta-feira, 24 de maio, por meio deste link.

A restituição do imposto que foi pago acima do valor devido é depositada, primeiramente, a quem integra um dos grupos com prioridade legal: idosos com idade igual ou superior a 80 anos; depois, os que têm mais de 60 anos; contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou com moléstia grave; e pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.

A ordem em que são feitas as restituições, depois das preferências estabelecidas por lei, obedece aos seguintes critérios: escolha do tipo de declaração pré-preenchida e/ou do meio de recebimento via Pix (desde que seja com o número do CPF) e transmissão dos dados à Receita até 10 de maio.

•Compartilhe esta notícia no WhatsApp 
•Compartilhe esta notícia no Telegram

Depois dessas condições, a preferência de entrada em cada um dos lotes da restituição depende da data de envio da declaração: quem entregar primeiro recebe antes. 

Os critérios de prioridade para as restituições e as datas de pagamento de cada lote são definidos por lei. São cinco lotes, pagos entre maio e setembro.

No Imposto de Renda de 2023, uma das novidades é a possibilidade de receber a restituição via Pix. Quem quiser aderir a essa modalidade precisa informar, no preenchimento da declaração, sua chave formada pelo número do CPF, o que auxilia a segurança do contribuinte.

Veja o calendário completo das restituições do IR 2023:

1º lote: 31 de maio

2º lote: 30 de junho

3º lote: 31 de julho

4º lote: 31 de agosto

5º lote: 29 de setembro

Saiba como receber a restituição do Imposto de Renda via Pix

Arte/R7
Últimas