Logo R7.com
RecordPlus

Copom indica cenário de ‘elevada incerteza’ e diz que manutenção de juros altos é ‘adequada’

Na última semana, comitê decidiu manter a Selic em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva

Economia|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Copom manteve a Selic em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva.
  • Cenário de "elevada incerteza" influenciou a decisão dos juros.
  • A manutenção dos juros altos é considerada "adequada" para controlar a inflação.
  • Contexto econômico interno e externo permanece complicado, com moderação no crescimento do PIB.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ata foi divulgada nesta terça-feira Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Banco Central divulgou nesta terça-feira (16) a ata da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), que manteve a taxa básica de juros em 15% ao ano pela quarta vez consecutiva. Segundo o documento, o cenário “marcado por elevada incerteza” contribuiu para a decisão do comitê, pontuando que a manutenção da taxa de juros por período “bastante prolongado” é “adequada” para assegurar a inflação à meta.

“O Comitê enfatiza que seguirá vigilante, que os passos futuros da política monetária poderão ser ajustados e que, como usual, não hesitará em retomar o ciclo de ajuste caso julgue apropriado”, informou.


Na ata, foi destacado, ainda, que a estratégia atual não afeta o objetivo principal da autoridade monetária, que é a estabilidade de preços. Além disso, a decisão resulta na “suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego”.

Veja mais

O colegiado citou que o ambiente externo segue incerto, com destaque para a política econômica dos Estados Unidos, tensões geopolíticas, fim do government shutdown nos EUA e evolução de negociações comerciais.


No plano interno, a economia manteve trajetória de moderação no crescimento e o PIB teve uma acelerada moderada, mostrando redução no crescimento do consumo das famílias, “que vinha em ritmo forte em função dos ganhos reais de renda”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.