Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Campos Neto diz que Banco Central trouxe inflação para a meta com baixo custo para a sociedade

O presidente afirmou que decisão do Copom para reduzir Selic foi unânime e que comitê não se guia por precificações de mercado

Economia|Bruna Lima, do R7, em Brasília

Campos Neto diz que decisões do Copom foram unânimes
Campos Neto diz que decisões do Copom foram unânimes Campos Neto diz que decisões do Copom foram unânimes (Paulo Pinto/Agência Brasil)

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse nesta quinta-feira (28) que a instituição trouxe a inflação para a meta com um custo baixo para a sociedade em termos de crescimento, desemprego e retração de crédito. "Existe uma avaliação, tanto local quanto internacional, de que o trabalho do Banco Central foi bem feito no sentido de promover uma convergência da inflação com custo baixo para sociedade", disse, durante coletiva para o detalhamento do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado mais cedo. 

O relatório aponta que projeções para 2024 e 2025 são de que a inflação fique em 3,5% e 3,2%, respectivamente. A ata do Copom (Comitê de Política Monetária) disse que "alguns membros" veem uma possível desaceleração de cortes na Selic à frente, e, ao comentar as diferenças, Campos Neto alegou que o comitê não está dividido. "As decisões foram unânimes", reforçou. 

O presidente também afirmou que o Banco Central não se guia por precificações do mercado para definir a taxa básica de juros.

Durante a coletiva, Campos Neto detalhou a decisão do comitê em reduzir a taxa de juros em 0,5 ponto percentual, para 10,5%. "Essa decisão é compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta ao longo do horizonte relevante, que inclui o ano de 2024 e, em grau maior, o de 2025. Sem prejuízo de seu objetivo fundamental de assegurar a estabilidade de preços, essa decisão também implica suavização das flutuações do nível de atividade econômica e fomento do pleno emprego", destacou. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.