Rodrigo Cunha (Podemos-AL) é o relator do Desenrola no Senado
Reprodução da internet / Redes SociaisRodrigo Cunha (Podemos-AL) será o relator do Desenrola Brasil no Senado, decisão anunciada nesta quinta-feira (14) pelo presidente da casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), durante a reunião de líderes. Há algum tempo, Cunha já vinha se movimentando nos bastidores para conseguir a relatoria do projeto de lei referente ao programa, de forte apelo popular.
O Desenrola Brasil, que possibilita a renegociação de dívidas diretamente com os credores é uma promessa de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e foi aprovado na Câmara dos Deputados no início do mês. Em votação simbólica, apenas o partido Novo se posicionou contrariamente ao projeto.
Cunha é conterrâneo e aliado do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). No ano passado, foi candidato ao governo daquele estado contra Paulo Dantas (MDB), que foi eleito governador com o apoio do ex-presidente do Senado Renan Calheiros (MDB-AL).
• Compartilhe esta notícia no Whatsapp
• Compartilhe esta notícia no Telegram
O relatório, que foi apresentado pelo deputado Alencar Santana (PT-SP), também tem um artigo que trata da limitação dos juros do rotativo do cartão de crédito e das compras parceladas, caso o setor financeiro não apresente uma proposta de autorregulação em 90 dias.
O texto, no entanto, não oferece uma alternativa para o fim do parcelamento de compras sem juros, modalidade apontada pelos bancos como responsável pelas altas taxas que, em junho, chegaram a 437% ao ano. As instituições bancárias pressionaram o Legislativo a incluir alguma medida a esse respeito no parecer, o que ainda não foi feito pelo relator.
Copyright © Estadão. Todos os direitos reservados.