Dólar cai mais de 1% e chega a R$ 6,04 em dia de mercado fechado nos Estados Unidos
Resultado ocorre em meio às altas de commodities e a cautela com os planos tarifários de Donald Trump
Economia|Do R7, com informações do Estadão Conteúdo
Em dia de mercados fechados nos Estados Unidos, devido ao funeral do ex-presidente Jimmy Carter, o dólar fechou esta quinta-feira (9) em queda, cotado a R$ 6,04, uma variação de 1,1%. Pela manhã, a moeda oscilou perto da estabilidade, com a divisa abrindo em queda e depois subindo moderadamente. O resultado ocorre em meio aos ajustes feitos por investidores devido às altas de commodities e a cautela com os planos tarifários do presidente eleito, Donald Trump.
Veja mais
Ainda no cenário americano, a expectativa é de que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) tenha menor flexibilização monetária este ano à medida que as políticas protecionistas e de expansão de gastos prometidas por Trump são consideradas inflacionárias.
No Brasil, os investidores continuam com incertezas sobre o quadro fiscal no país. O volume de vendas do comércio varejista recuou 0,4% em novembro, em comparação com outubro, quando registrou aumento de 0,4%. O setor acumula alta de 5% no ano e de 4,6% nos últimos 12 meses.
Em relação ao mesmo mês do ano passado, o varejo subiu 4,7%, a 18ª taxa consecutiva no campo positivo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (9) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Nos primeiros negócios, a queda do dólar pode ter refletido ingresso de fluxo comercial, diante das altas moderadas do petróleo e do minério de ferro na China, segundo um operador. Os juros futuros operam em queda leve, acompanhando o alívio na curva de Treasuries e precificando o recuo de 0,4% das vendas no varejo no Brasil, maior que a mediana do mercado (-0,2%).
Já o índice Bovespa, principal indicador da bolsa de valores brasileira, a B3, fechou esta quinta a 119.915,50 pontos, operando em alta de 0,24%, às 18h03.