Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Dólar pode bater R$5 antes de retomar alta por incertezas locais, prevê XP

MACRO-XP-CENARIOS:Dólar pode bater R$5 antes de retomar alta por incertezas locais, prevê XP

Economia|

SÃO PAULO (Reuters) - Os fundamentos da taxa de câmbio indicam que o real poderá continuar em apreciação nos próximos meses, mas até o fim do ano a moeda seguirá suscetível a episódios de volatilidade decorrentes de ruído político e incertezas fiscais e pandêmicas, disse Caio Megale, economista-chefe da XP.

A XP está em processo de revisão de cenários e, por ora, vê o dólar encerrando o ano em 5,30 reais, mas não descarta chances de a moeda bater 5 reais até lá. A cotação estava próxima de 5,22 reais nesta sexta.

"O viés do dólar no curto prazo é de baixa. (...) As pessoas se preocupam com a CPI da Covid. Sem nada catastrófico, a CPI da Covid tende a tirar foco do Ministério da Economia, alivia o ambiente econômico, tira foco do fiscal", avaliou Megale.

"Mas com os elementos de risco até o fim do ano tenho menos convicção de mudar a estimativa para o câmbio", afirmou o economista. "O que pode acontecer é uma espécie de 'sorriso', com o dólar baixando agora no próximos meses e depois mostrando alguma recuperação."

Publicidade

A taxa de câmbio de equilíbrio --que leva em conta números das transações correntes, por exemplo-- estaria atualmente em torno de 4,50 reais, segundo Megale.

"A taxa de câmbio é um fundamento econômico, mas também é um ativo de risco, é um ativo de risco que reflete o risco-país. E o risco-país piorou depois da pandemia com o aumento importante da dívida pública."

Publicidade

Para outras variáveis, as projeções da XP para este ano por ora ainda indicam Selic de 5%, crescimento do PIB de 3,20% e IPCA de 4,90%. Mas a inclinação é de alta para todas.

"Vamos revisar para cima os juros, e houve uma alta adicional das commodities. A economia está se mostrando mais forte do que o esperado", completou.

(Por José de Castro)

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.