Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Economia brasileira cresce 0,1% em outubro, indica prévia da FGV

Com a alta, PIB nacional é estimado em R$ 8,95 trilhões nos 10 primeiros meses deste ano; crescimento em 12 meses é de 2,9%

Economia|Do R7

Importações seguem em retração
Importações seguem em retração

A economia brasileira avançou 0,1% em outubro, na comparação com o mês anterior, mostram dados revelados nesta terça-feira (19) pelo Monitor da FGV (Fundação Getulio Vargas), usado como sinalizador do PIB (Produto Interno Bruto) — soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país.

Na comparação interanual, a economia cresceu 2,4% em outubro e 2% no trimestre móvel finalizado em outubro. No acumulado em 12 meses até outubro, o crescimento registrado na economia foi de 2,9%. Com o movimento, o indicador estima-se o acumulado do PIB até outubro, em valores correntes, tenha sido de R$ 8,95 trilhões.

Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, analisa que o desempenho positivo da economia nacional após dois meses consecutivos de retração é motivado pelas contribuições positivas da indústria e dos serviços.

"Pela ótica da demanda, destaca-se a retração de 0,5% no consumo das famílias após quatro meses consecutivos de alta, tendo havido retração em todas as categorias de consumo analisadas. É possível que esse resultado seja pontual, mas chama atenção dado o peso do consumo no PIB e a influência positiva que tem representado em 2023", afirma ela.

No mês, o total das importações retraiu 5,4% no trimestre móvel findo em outubro. O forte desempenho negativo de bens intermediários, desde meados do ano, é o principal responsável por esta forte retração das importações.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.