Economia brasileira encolhe 0,3% em julho, mostra monitor da FGV
Retração é justificada pelas reduções do consumo das famílias e da produção nas três grandes atividades econômicas
Economia|Do R7

A atividade econômica brasileira caiu 0,3% em julho, na comparação com junho, considerando-se dados com ajuste sazonal, mostram dados revelados nesta quarta-feira (20) pelo Monitor do PIB (Produto Interno Bruto), da FGV (Fundação Getulio Vargas).
A divulgação mostra que a economia cresceu 1,8% na comparação interanual e apresenta alta de 2,7% no trimestre móvel finalizado no mês. Em termos monetários, estima-se que o acumulado do PIB, equivalente à soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, até julho foi de R$ 6,1 trilhões em valores correntes.
Juliana Trece, coordenadora da pesquisa, afirma que a retração é explicada por quedas nas três grandes atividades econômicas (agropecuária, indústria e serviços) e pela diminuição do consumo. "A retração do consumo das famílias é a primeira após cinco meses consecutivos de crescimento e ocorreu de forma disseminada entre os tipos de consumo", diz.
"Embora a economia tenha apresentado resiliência do crescimento no primeiro semestre do ano, o resultado de julho, acende alerta sobre a sustentabilidade do mesmo patamar de crescimento no restante de 2023", observa Juliana.













