Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Em 2018, 7,2 milhões de brasileiros fizeram trabalho voluntário

Voluntários gastaram, em média, 6,5 horas por semana com estas atividades e mulheres são maioria no setor

Economia|Giuliana Saringer, do R7

Sabrine atua como voluntária desde 2016
Sabrine atua como voluntária desde 2016 Sabrine atua como voluntária desde 2016

A consultora de marketing Sabrine Matos, de 23 anos, atua desde 2016 como voluntária em um hospital em Curitiba, onde vai uma vez por semana. No dia a dia do voluntariado, ajuda a cuidar das crianças que estão hospitalizadas. 

Sabrine faz parte dos 7,2 milhões de brasileiros de 14 anos ou mais que cederam parte do tempo para o voluntariado em 2018.

O dado foi divulgado nesta sexta-feira (26) na pesquisa Outros formas de trabalho 2018, do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

Leia também

"Todo voluntário é o responsável legal pelo paciente. Ele brinca com as crianças, leva os briquedos, recolhe, ajuda as crianças a se moverem de um lado para o outro no hospital", explica.

Publicidade

Plataforma facilita 'match' entre voluntários e instituições

Sabrine sempre quis atuar como voluntária e escolheu o hospital pela proximidade com sua casa."Você aprende muito com as crianças, com os pais, adquire uma sensibilidade diferenciada [...], aprende a lidar com as diferenças". 

Publicidade

A taxa de realização de trabalhos voluntários foi de 4,3% em 2018, sendo maior entre as mulheres (5%) do que entre os homens (3,4%). 

Embora haja uma diferença entre a quantidade de homens e mulheres, as horas que ambos os sexos dedicam a esta atividade é parecida: os primeiros gastam 6,6 horas e elas, 6,5 horas. A média nacional é de 6,5 horas trabalhadas por semana. 

Publicidade

As pessoas com mais de 50 anos (5%) foram as que mais se dedicaram ao trabalho voluntário em 2018, seguidas pelo grupo de 25 a 49 anos (4,4%) e de 14 a 24 anos (2,6%). 

Os brasileiros com ensino superior completo são os que mais realizam trabalhos voluntários (8%). Em segundo lugar aparecem as pessoas com ensino médio completo e superior incompleto (4,7%), aqueles com ensino fundamental completo e médio incompleto (3,4%) e, por fim, as pessoas sem instrução e fundamental incompleto (2,9%). 

Quase metade dos entrevistados realizam trabalho voluntário de quatro ou mais vezes por mês. 

A pesquisa considera as seguintes atividades como trabalho voluntário: 

— Congregação religiosa, sindicato, condomínio, partido político, escola, hospital, asilo;

— Associação de moradores, associação esportiva, ONG, grupo de apoio ou outra organização;

— Moradores de uma comunidade ou localidade (limpando, dando aulas, participando de mutirão, organizando festas ou eventos);

— Conservação do meio ambiente ou de proteção de animais;

— Pessoas que não eram parentes e não moravam no domicílio, realizando tarefas domésticas ou de cuidados;

— Pessoas que não eram parentes e não moravam no domicílio, realizando serviços profissionais (eletricista, advogado, professor etc). 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.