Cálculo para saber qual combustível é mais competitivo divide o preço do etanol pelo da gasolina
Edu Garcia/R7 - 20.04.2022A gasolina continua mais competitiva em relação ao etanol na maioria dos estados brasileiros. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).
Segundo o último relatório divulgado pela agência, com números da semana entre os dias 29 da janeiro e 4 de fevereiro, a gasolina era a melhor alternativa em 25 unidades federativas do país. Somente no Amazonas e em Mato Grosso o etanol era mais viável.
O cálculo que levou a essa conclusão é feito da seguinte forma: divide-se o preço médio do etanol em determinado estado pelo da gasolina. Se o resultado for maior que 0.7 (ou 70%), significa que a gasolina é mais competitiva.
No entanto, vale lembrar que alguns executivos do setor argumentam que o álcool pode ser a opção mais viável mesmo com índice menor que 70%, a depender do veículo em que o combustível é utilizado.
Na média nacional, o preço do etanol está em R$ 4,22. Já o da gasolina é R$ 5,16. Por outro lado, o segundo combustível tem maior aproveitamento, com quilometragem maior por litro que o primeiro.