Em setembro, índice de confiança do consumidor tem 4ª alta seguida
Aumento do otimismo deve impulsionar vendas no varejo no terceiro trimestre, projeta Associação Comercial de São Paulo
Economia|Do R7

O INC (Índice Nacional de Confiança), que mede o nível de confiança do consumidor e é elaborado a pedido da ACSP (Associação Comercial de São Paulo) pela PiniOn, subiu aos 105 pontos em setembro. Foi um aumento de 11,7% em relação ao mesmo mês em 2022 e de 1,9% na comparação com agosto deste ano.
Assim, foi quarto mês seguido em que o indicador aumentou. Ele está no campo otimista (acima de 100 pontos). A pesquisa ouviu 1.750 famílias, que foram entrevistadas em todo o país, em capitais e no interior.
Em todas as regiões do Brasil, houve elevação da confiança dos consumidores, especialmente no Centro-Oeste e no Sul. No recorte das diferentes classes sociais, os resultados permanecem distintos. A confiança aumentou nas classes AB e C, mas diminuiu levemente na classe DE.
· Compartilhe esta notícia no WhatsApp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
As famílias, em geral, demonstram uma percepção mais favorável em relação à sua situação financeira atual, e se sentem mais seguras no emprego. Também houve uma melhora, ainda mais intensa, das expectativas sobre a situação futura.
A melhora generalizada do INC se reflete na maior disposição das famílias em adquirir itens de maior valor, como veículos e imóveis. Também aumentou a predisposição a comprar bens duráveis, como geladeira e fogão, e a investir.
Para Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP: “Isso acontece devido ao crescimento da ocupação, ao aumento da renda das famílias, em decorrência da resiliência do mercado de trabalho, das transferências governamentais e da queda da inflação, além da continuidade da redução dos juros”.
Leia também
Na visão da ACSP, esse aumento da confiança do consumidor permite projetar uma recuperação das vendas do varejo a partir do terceiro trimestre. A associação projeta que o setor terá crescimento de 1,9% ao final de 2023.
Vendas do varejo apresentam alta de 1,3% no primeiro semestre do ano














