Esboço de comunicado do G20 evita compromisso explícito contra protecionismo, diz FT
Economia|Do R7
WASHINGTON (Reuters) - O G20, bloco que reúne os 20 países mais industrializados, está esboçando um comunicado que excluirá um compromisso explícito de combater o protecionismo, o que pode ajudar a evitar uma repetição do atrito entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e líderes mundiais na cúpula do ano passado, noticiou o Financial Times nesta quarta-feira.
O esboço do comunicado obtido pelo FT pede que os países mantenham seus mercados abertos, preservem comércio multilateral e garantam condições iguais, reportou o jornal. O documento pode mudar antes que a cúpula de 2018 comece em Buenos Aires em 30 de novembro, segundo o jornal.
No entanto, não há nenhum compromisso explícito de combater o protecionismo, reportou o FT. Terminalogias antiprotecionistas têm sido parte de compromissos dos G20 desde que o fórum foi criado em 2008, disse o jornal.
Desde que assumiu o cargo em 2017, Trump tem promovido uma postura mais protecionista no comércio ao buscar criar acordos comerciais bilaterais e renegociar acordos multilaterais.
A Reuters não pôde confirmar imediatamente o esboço do comunicado.
(Por Lisa Lambert)