Explosão afeta atividades em porto de exportação de grãos da Argentina
Economia|Do R7
BUENOS AIRES (Reuters) - Uma explosão ocorreu nesta quarta-feira no porto argentino de grãos General San Martín, no polo agroexportador de Rosário, afetando as atividades no local, disse à Reuters um porta-voz da CIARA-CEC, entidade que representa as empresas que operam nesta região.
Um jornal argentino informou que vários trabalhadores portuários ficaram feridos na explosão, e imagens de televisão mostravam espessas nuvens de fumaça preta saindo do porto.
Detalhes sobre a causa e tamanho da explosão não estavam imediatamente disponíveis.
"Acabam de me informar que houve uma explosão em uma unidade que foi da Nidera e agora é da chinesa COFCO, e ao que parece há vários feridos, mas não sei a gravidade", disse à Reuters Andres Alcaraz, porta-voz da câmara.
Um porta-voz da COFCO não pôde ser contatado imediatamente para comentários.
O jornal La Capital, de Rosário, disse que havia pelo menos 17 feridos. A polícia local disse à Reuters que não podia confirmar detalhes do incidente.
A chinesa Cofco concordou em 2014 em comprar a trading de grãos holandesa Nidera. Este e outros acordos deram à Cofco ativos em algumas das maiores regiões produtoras de grãos, óleo vegetal, açúcar e café.
A Argentina é a maior exportadora mundial de farelo de soja, bem como uma importante fornecedora global de milho e soja.
(Por Hugh Bronstein e Walter Bianchi)










