FipeZap: Intenção de compra de imóvel é a menor da série história
Agora, quatro em cada dez brasileiros pretendem adquirir apê nos próximos três meses
Economia|Do R7

A demanda por imóveis do terceiro trimestre deste ano — analisada no levantamento Raio-X FipeZap — mostra o quadro desafiador que o mercado imobiliário brasileiro enfrenta atualmente. A intenção de comprar um imóvel caiu e os descontos, para estimular as vendas, subiu.
De acordo com a pesquisa, apenas 40% dos entrevistados disseram ter a intenção de adquirir um imóvel nos próximos três meses. Esse é o patamar mais baixo registrado em toda a série histórica da pesquisa, iniciada no quarto trimestre de 2013.
A expectativa sobre o comportamento futuro dos preços também foi negativa. A maioria dos que pretendem adquirir um imóvel (61%) declarou que espera uma queda nos preços no próximo ano.
Em linha com essa percepção negativa, o desconto médio praticado nas transações realizadas nos últimos 12 meses atingiu a marca de 8,1% o maior patamar já registrado no histórico de acompanhamento do Raio-X FipeZap.
Leia mais sobre Economia e ajuste suas contas
R7 Play: assista à Record onde e quando quiser

Preços
A maior parte dos participantes do mercado imobiliário ainda qualifica os preços atuais como “caros” ou “muito caros”. Entre os que pretendem adquirir um imóvel nos próximos meses, 76% classificaram suas percepções em uma das duas categorias.
Os responsáveis pela pesquisa apontam, no entanto, a tendência de redução dessa parcela no total de respondentes da pesquisa: no final de 2014, eram 88% os que partilhavam dessa percepção.
Já entre os que declararam intenção de adquirir móveis nos últimos 12 meses, 58% dos entrevistados classificaram os preços dos imóveis como “altos” ou “muito altos”.
Maioria dos consumidores repensa compra de imóvel após mudança no teto do financiamento
Investidores
Apesar dos resultados negativos, o percentual de investidores no mercado imobiliário residencial permaneceu praticamente constante ao longo do terceiro trimestre, respondendo por cerca de 40% no acumulado em 12 meses.
Perfil
A pesquisa mostra ainda que, apesar de a maioria dos compradores de imóveis ter optado pelos usados nos últimos 12 meses, 54% dos que pretendem comprar algum imóvel nos próximos três meses se declarou indiferente entre um imóvel novo ou usado.
A maior parte dos compradores pretende utilizar o imóvel para moradia (46% sozinho, 10% com alguém e 5% para outra pessoa morar). O segundo principal motivo de compra é o investimento com intenção de aluguel (22%).















