Fique longe da fofoca no ambiente de trabalho
Situação pode gerar desconforto na empresa e até demissão de funcionários
Economia|Do R7*

Bom dia! A fofoca é um dos problemas mais desagradáveis enfrentados por profissionais dentro do ambiente de trabalho. Os comentários sobre colegas de equipe são constantes e a prática pode afetar diretamente o desempenho dos envolvidos na situação. O R7 conversou com especialistas e aponta como lidar com a situação.
A gerente de RH da Catho, Angélica Nogueira, afirma que a aproximação das pessoas no ambiente de trabalho é comum, mas adverte que as conversas inadequadas na empresa podem trazer diversos problemas para o profissional.
— A fofoca pode gerar desconforto na equipe, demissão de funcionários, intrigas entre colegas, além de atrapalhar o desempenho individual e até coletivo... O mais indicado é que, independente da amizade, se mantenha um relacionamento profissional no trabalho.
Fale na cara
De acordo com a gerente de RH, para evitar desentendimentos o ideal é esclarecer os problemas abertamente aos companheiros de empresa.
— Sempre que tiver algo a dizer, diga diretamente ao seu colega de trabalho. Assim, você evita que seus comentários sejam mal interpretados e retransmitidos para outros funcionários... Resolva os seus assuntos com uma boa conversa, assim você evitará antipatias, fofocas e clima ruim para toda a equipe.
Fora da empresa
Angélica alerta ainda que o funcionário deve ficar distante dos boatos dentro e fora do ambiente corporativo.
— O colaborador precisa ter cuidado e bom senso não só com seu comportamento dentro da empresa, como também em eventos como festas ou "happy hours" com os colegas de trabalho.
*Colaborou Alexandre Garcia, estagiário do R7














