Logo R7.com
RecordPlus

Funcionários dos Correios decretam fim da greve após 35 dias

Na segunda-feira, TST já havia determinado reajuste de 2,6% aos funcionários e o retorno às atividades até esta terça-feira

Economia|Do R7

  • Google News
Os funcionários estavam paralisados desde 17 de agosto
Os funcionários estavam paralisados desde 17 de agosto

Após 35 dias de paralisação, os funcionários dos Correios vão voltar ao trabalho. A Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares) anunciou o fim da greve a partir das 22h desta terça-feira. Os funcionários estavam parados desde 17 de agosto.

Leia mais: Governo contrata estudos para privatização dos Correios


Na segunda-feira (21), o TST (Tribunal Superior do Trabalho) decidiu que os funcionários deveriam receber um reajuste de 2,6% e retomar as atividades a partir desta terça-feira (22) , sob pena de multa de R$ 100 mil em caso de descumprimento.

A greve de trabalhadores da estatal começou em 17 de agosto e, de acordo com o entendimento do TST, o movimento não foi abusivo.


No entanto, os ministros da Seção de Dissídios Coletivos do TST - onde o caso foi deliberado - determinaram, por maioria, que sejam descontados do salário dos funcionários metade dos dias de greve, sendo que a outra metade deverá ser compensada.

Segundo a Fentect, a greve foi deflagrada em protesto contra a proposta de privatização da estatal e pela manutenção de benefícios trabalhistas.

O sindicato afirma que recorrerá da decisão. "Na avaliação da Federação, esse resultado não contempla a categoria e causará um empobrecimento dos trabalhadores frente as perdas salariais que essas cláusulas usurpadas representam na folha de pagamento e em benefícios que garantem a dignidade do ecetistas e suas famílias", afirma em nota.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.