Logo R7.com
RecordPlus

Galípolo e diretores do BC se reunirão com presidente do TCU em meio à crise do Master

Encontro está marcado para a próxima segunda-feira, às 14h; pauta do encontro será a liquidação extrajudicial do banco

Economia|Do Estadão Conteúdo

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central, se reunirá com Vital do Rêgo Filho, presidente do TCU, na próxima segunda-feira.
  • O encontro discutirá a liquidação extrajudicial do Banco Master, decretada pelo BC em novembro.
  • Participarão do encontro representantes do TCU, incluindo a secretária geral de Controle Externo e a auditora chefe adjunta.
  • A atuação do TCU no caso gera questionamentos sobre seus limites de intervenção nas decisões do Banco Central.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Reunião entre Galípolo e o presidente do TCU está marcada para esta segunda-feira Roque de Sá/Agência Senado - Arquivo

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, reúne-se na próxima segunda-feira (12), às 14h, com o presidente do TCU (Tribunal de Contas da União), ministro Vital do Rêgo Filho, em meio aos impasses envolvendo a liquidação do Banco Master.

Pelo TCU, participam ainda do encontro a secretária geral de Controle Externo, Juliana Pontes; o secretário geral de Comunicação, Flávio Takashi Sato; e a auditora chefe adjunta da Secretaria Geral de Controle Externo, Maria Bethânia Lahoz. O encontro será na sede do BC, em Brasília.


Leia mais

A pauta do encontro será a liquidação extrajudicial do Banco Master, decretada em novembro do ano passado pelo BC. Em dezembro, o ministro Jhonatan de Jesus, do TCU, pediu que a autarquia justificasse a medida, que chamou de “extrema” e “precipitada”.

Já neste mês, em decisão monocrática, Jhonatan de Jesus determinou uma inspeção in loco no BC ‘com a máxima urgência". Após repercussão negativa, ele voltou atrás e encaminhou a discussão para o plenária da Corte de Contas, que terá a primeira sessão colegiada geral em 21 de fevereiro.


A atuação do ministro no caso tem provocado questionamentos sobre os limites da Corte de Contas no processo. Especialistas e técnicos do TCU ouvidos pela reportagem dizem que o tribunal não poderia interferir na liquidação determinada pelo Banco Central e muito menos agir para tentar reverter a decisão da autoridade monetária.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.