Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Gol e Avianca anunciam acordo para criação do Grupo Abra

Aéreas manterão operações independentes e buscam se beneficiar de maior eficiência sob o controle do conglomerado

Economia|

Acordo foi firmado com participação dos acionistas das duas empresas
Acordo foi firmado com participação dos acionistas das duas empresas Acordo foi firmado com participação dos acionistas das duas empresas

Os controladores da Gol e da colombiana Avianca anunciaram nesta quarta-feira (11) a formação de uma holding sob a qual os dois grupos de aviação vão compartilhar a mesma plataforma de negócios. A nova empresa terá capital fechado e sediada no País de Gales, no Reino Unido.

O novo grupo, que tem expectativa de que o negócio seja concluído no segundo semestre deste ano, se chama Abra reunindo operações da maior companhia aérea do Brasil, Gol, e de um dos maiores grupos sul-americanos de aviação, Avianca, com operações na Colômbia, Equador e El Salvador e rotas para América do Norte, Europa e América Central.

O acordo foi assinado entre os principais acionistas da Avianca Holding, incluindo Kingsland International, Elliott International e South Lake One, e o veículo da família Constantino que controla a Gol. As companhias afirmaram que outros investidores financeiros vão investir até 350 milhões de dólares na Abra.

A Gol e Avianca manterão operações independentes, enquanto "se beneficiam de maior eficiência e investimentos feitos pelo mesmo grupo controlador", segundo comunicado. As ações da Gol subiam 3,6% às 10h48, enquanto o Ibovespa mostrava valorização de 1,5%.

Publicidade

Constantino de Oliveira Junior, atual presidente do conselho de administração da Gol e fundador da companhia aérea, será o presidente-executivo da Abra. Roberto Kriete, cofundador da Avianca Holdings, comandará o conselho de administração.

Com as operações de Gol e Avianca sob um mesmo guarda-chuva, o Grupo Abra também deterá participação econômica não controladora na aérea Viva na Colômbia e no Peru e um investimento em dívida conversível em fatia minoritária na chilena Sky Airline.

Publicidade

"A operação não acarretará a obrigatoriedade de realização de uma oferta pública de aquisição de controle para os acionistas minoritários da Gol, uma vez que não haverá alienação ou transferência do controle acionário", disse a companhia aérea brasileira em fato relevante.

Após o fechamento da operação, as partes firmarão um acordo de acionistas da Abra, sendo que os Constantino e o grupo de investidores da Avianca serão co-controladores da holding.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.