Logo R7.com
RecordPlus

Ibaneis indica Nelson de Souza, ex-presidente da Caixa, para liderar o BRB; veja o perfil

Indicação foi feita pelo governador do DF, Ibaneis Rocha, já que o GDF é o sócio majoritário do BRB

Economia|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O governador do DF, Ibaneis Rocha, indicou Nelson de Souza para a presidência do BRB.
  • A indicação ocorre após o afastamento de Paulo Henrique Costa devido a um escândalo relacionado a prisões na instituição financeira.
  • Nelson de Souza tem vasta experiência no setor financeiro, com passagens de destaque pela Caixa Econômica Federal e outros bancos.
  • Ele também liderou a Brasilcap e o Desenvolve SP, alcançando resultados históricos em sua trajetória.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Nelson de Souza foi presidente da Caixa entre 2018 e 2019 Reprodução/LinkedIn/19.11.2025

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), decidiu indicar Nelson de Souza, ex-presidente da Caixa Econômica Federal, para assumir a presidência do BRB. A informação foi obtida em primeira mão pelo R7.

Os dois estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (19), na casa do governador, onde conversaram sobre a nova missão durante um café.


Ibaneis e Nelson se encontraram nesta manhã Material cedido a R7-19.11.25

A escolha ocorre após o afastamento de Paulo Henrique Costa, que ocupava o cargo até então, no âmbito da operação que resultou na prisão do presidente do Banco Master, Daniel Vorcaro, e de quatro diretores da instituição financeira.

Veja mais

Antes disso, Ibaneis havia anunciado Celso Eloi para assumir a presidência do banco em caráter definitivo. Agora, a expectativa é que ele assuma a função de diretor no BRB.


Eloi é servidor da Caixa e, desde 2020, exerce o cargo de superintendente executivo em Brasília.

Perfil

Nelson de Souza é um executivo com mais de quatro décadas de atuação no setor financeiro, marcado por passagens de destaque em instituições públicas e privadas e por resultados históricos nas organizações que comandou.


Entre 2021 e 2024, presidiu a Brasilcap, onde liderou a retomada da liderança absoluta no mercado de capitalização. Antes disso, entre 2019 e 2021, esteve à frente do Desenvolve SP – Banco do Empreendedor do Estado de São Paulo, conduzindo a instituição aos melhores resultados de sua história por três anos consecutivos.

Souza teve ainda o orgulho de presidir a Caixa Econômica Federal em 2018, ano em que o banco registrou o maior resultado financeiro de sua trajetória.


Sua carreira na Caixa começou em 1979, tendo ocupado cargos estratégicos como Diretor Executivo de Gestão de Pessoas, Chefe de Gabinete da Presidência, Superintendente Nacional da Região Nordeste e do FGTS. Entre 2016 e 2018, também exerceu a Vice-Presidência de Habitação.

Em 2014, assumiu a presidência do Banco do Nordeste (BNB), período em que a instituição alcançou o maior resultado financeiro de sua história.

Já em 2019, comandou três importantes empresas do Governo de São Paulo: a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano (EMPLASA), a Companhia Paulista de Obras e Serviços (CPOS) e a Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (CODASP).

Formado em Psicologia e em Letras, possui MBA em Administração e Marketing pelo Instituto de Estudos Empresariais do Rio de Janeiro.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.